Torne-se perito

Humor sem palavrões, finalmente!

Sim, tudo o que queríamos era, finalmente, humor sem palavrões. António Feio, José Pedro Gomes, Jorge Mourato e mais uma pequena equipa de humoristas mostraram-nos, na noite de domingo, na RTP, que é possível fazer rir à gargalhada sem ser necessário recorrer a referências explícitas a sexo nem aos palavrões gritados por Fernando Rocha no programa Levanta-te e Ri, da SIC.Tudo o que Você Queria Saber Sobre Futebol é um programa de humor um pouco no género da agora na moda "stand up comedy", gravado ao vivo com os actores perante uma plateia. Mas em vez de ter humoristas que sobem ao palco para os seus cinco minutos de larachas, é composto por vários "sketches" intervalados por uns escassos momentos, em que está apenas um actor em palco fazendo a ligação dos quadros.
Assistimos, entre outras situações caricatas, a uma conferência de imprensa depois de um jogo renhido, à tentativa de assinatura do contrato de transferência de um jogador ou às conversas de treinadores no balneário. Confesso que nunca pensei que fosse possível um programa inteirinho de humor dedicado ao futebol com "sketches" frescos e todos eles divertidos.
A RTP deixa-nos mais uma vez um amargo de boca, pois o programa emitido no domingo foi um "projecto-piloto", uma espécie de teste para perceber se o género resulta. Agora, os responsáveis pela programação vão avaliar se os 7,8 por cento de "rating" que o programa teve (foi o 15º mais visto do dia) justificam o investimento. É muito feio estenderem-nos uma apetitosa fatia de bolo de chocolate e depois fugirem com ela, sem nos deixarem trincar a segunda garfada. Maria Lopes

Sugerir correcção