Sonda Cassini descobre gigantesca cratera em Titã

Foto
A descoberta foi feita ontem pelo radar e as câmaras da sonda quando esta passava a 1577 quilómetros da superfície do satélite natural de Saturno EPA/NASA

A sonda Cassini detectou uma cratera com 440 quilómetros de diâmetro na superfície de Titã, a maior lua de Saturno, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL) da NASA.

A descoberta foi feita ontem pelo radar e pelas câmaras da sonda quando esta passava a 1577 quilómetros da superfície do satélite natural de Saturno, precisou a mesma fonte.

Cientistas do JPL disseram que algumas das imagens captadas revelam características já anteriormente observadas na superfície de Titã, mas outras são totalmente novas.

"É reconfortante ver duas partes de Titã e observar as semelhanças. Mas também há coisas novas e estranhas", disse Jonathan Lunine, cientista da Universidade de Tucson (Arizona).

Entre as "coisas novas e estranhas" de Titã contam-se linhas paralelas que parecem ter sido criadas por dunas ou qualquer outro processo geológico, segundo os cientistas.

A missão de Cassini, de que em finais de 2004 se soltou a sonda Huygens para descer na superfície de Titã, é um projecto conjunto da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana.

Sugerir correcção
Comentar