Torne-se perito

B-on vai passar a ter mais de 12 mil revistas

Investigadores terão acesso a quatro vezes mais publicações do que em 2004

A biblioteca científica digital ( http://www.b-on.pt ) passa a contar com mais de 12 mil revistas de acesso gratuito para investigadores, professores e alunos de universidades, politécnicos e unidades de investigação, quadruplicando a oferta.A B-on foi lançada no passado mês de Março e tem como objectivo facilitar o acesso à informação científica no ensino superior e nos laboratórios onde se faz investigação. O seu custo é partilhado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e por cada uma das instituições, segundo o número de alunos, docentes e investigadores. Na totalidade, os potenciais beneficiários actuais da B-on são cerca de 380 mil.
Segundo Diogo Vasconcelos, responsável da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), o investimento anual evoluiu de 7,5 milhões de euros em 2004 para 10,6 milhões de euros em 2005. "De acordo com um levantamento feito pela UMIC em 2003, no arranque da B-on, o valor global das assinaturas em papel do total das instituições à epoca rondava os dez milhões de euros", referiu o responsável da UMIC.
O número de instituições agora aderentes à B-on é de 62, sendo que 20 destas apenas aderiram este ano. Do ano passado para 2005, quatro instituições desistiram de ter acesso ao conteúdo integral das revistas científicas "on-line". Entre os desistentes estão o Instituto de Meteorologia e o Instituto Geológico e Mineiro.
Às seis editoras que, em 2004, davam acesso às suas revistas científicas juntaram-se agora mais dez: Taylor & Francis, Annual Reviews, Association for Computing Machinery, Institute of Physics, American Institute of Physics, Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Zentrallblat e Academic Search Premier and Business Source Premier.

Sugerir correcção