Cultura

Bem recebido pela crítica, o polaco Frédéric Chopin foi um dos mais importantes pianistas do romantismo. "Scherzo Nº 1 em Si Menor, Op. 20", a primeira obra para piano do volume 8 que a Colecção Royal Philharmonic lhe dá hoje a conhecer, foi escrita em Viena e chamada de "banquete infernal". A força da melodia criada por Chopin atraiu as atenções de Paris, cujos salões nobres se abriram à música do compositor influenciado pelo folclore de Varsóvia.Chopin nasceu em 1810, em Zelazowa Wola, na Polónia. Teve aulas de música com o professor Adalberg Zwyny, um músico checo que lhe mostrou a obra de Bach e Mozart. Considerado um menino-prodígio, teve um percurso parecido com o de Mozart e tocou na Rússia a pedido dos Czares. Estudou no Conservatório de Varsóvia, onde aprendeu harmonia e contraponto com o compositor Joseph Elsner. Em 1828, escreveu o primeiro concerto para piano e orquestra, a "Crakoviana, Op. 14". É considerado um "herdeiro directo" da forma de tocar piano que se intuía em Haydn, se manifestava em Mozart e em Beethoven.
Pianista exímio na criação de novas formas musicais ou na sua reinvenção, o volume 8 mostra alguns dos mais belos "scherzos", valsas, "mazurcas" e "polonaises" da autoria de Chopin. Mas não só. Nesta edição encontra-se ainda "Fantasia em Fá Menor, Op. 49", escrita entre 1840 e 1841. A obra foi dedicada à princesa Catherine de Souzzo e tem uma força rítmica peculiar: no início parece uma marcha fúnebre e depois torna-se alegre como uma melodia de dança. Já os dois "nocturnos" presentes neste volume ("Nocturno, Op. 27 Nº 1" e "Nocturno, Op. 21 Nº 2") recuperam a poesia e o imaginário intimista do género criado pelo compositor irlandês John Field (1782-1837).
Os concertos como forma
de popularidade
Numa época em que a melhor maneira dos compositores darem a conhecer a sua música era tocá-la em concertos, Chopin não fugiu à regra. Foi, aliás, através das suas interpretações de piano e de concertos com orquestra que alcançou grande popularidade. O amigo e mestre húngaro Liszt descreveu assim a chegada de Chopin a Paris: "Os aplausos ensurdecedores que recebeu pareciam insuficientes para aplacar o entusiasmo."
Amanhã, por isso, o PÚBLICO põe à venda o volume 9 dedicado a Chopin, onde a Colecção Royal Philharmonic lhe apresenta dois dos mais apreciados concertos para piano do compositor polaco. Escrito em 1830, em Varsóvia, "Concerto para Piano Nº 1 em Mi Menor, Op. 11" foi considerado uma "obra de juventude promissora". Chopin tinha, então, apenas 20 anos. Por sua vez, "Concerto para Piano Nº2 em Fá Menor, Op. 21" foi terminado em 1829, também em Varsóvia, e é dedicado à condessa Delphine Potocka. Nesta obra, ao examinar os diferentes andamentos, verifica-se claramente uma grande influência do folclore polaco.
Foi, no entanto, só depois de viajar por toda a Europa e de se apaixonar, em 1837, pela escritora Aurore Dupin (mais conhecida pelo seu pseudónimo masculino, George Sand), que Chopin começou a compor com mais regularidade e viu o seu talento ser reconhecido. Admirador de Beethoven, Bach e Franz Liszt, Chopin teve uma vida curta: tinha 39 anos quando morreu em 1849, em Paris, vítima de tuberculose. Apesar disso, deixou um vasto legado de obras, que fazem dele uma figura da música que sintetiza o período romântico.

Sugerir correcção