Vitória de Guimarães vence "derby" minhoto

Foto
Os bracarenses comprometeram seriamente a liderança da SuperLiga João Abreu Miranda/Lusa

O Vitória de Guimarães venceu esta noite o Sporting de Braga, por 1-0, no primeiro encontro da 20ª jornada da SuperLiga, realizado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Os bracarenses comprometeram seriamente a liderança da prova, cinco dias depois de a alcançar, ao perder o "derby" minhoto.

Num campeonato em que nenhuma equipa parece suportar o peso do comando, um golo do defesa central Cléber deu o triunfo à formação de Manuel Machado, na marcação de um livre directo descaído sobre a direita aos 63 minutos, num lance em que o "capitão" vimaranense contou com a colaboração do guarda-redes Paulo Santos, mal batido.

Com este resultado, o Sporting de Braga continua a ter 36 pontos e pode cair para o quinto lugar, depois de há cinco dias ter assumido a liderança com um triunfo por 3-1 no terreno do campeão nacional e europeu FC Porto, levando a administração portista a trocar o treinador espanhol Víctor Fernández por José Couceiro (ex-Vitória de Setúbal).

A equipa de Jesualdo Ferreira continua a ter um ponto de vantagem sobre o Sporting e mais dois do que o terceto constituído por Benfica, FC Porto e Boavista, pelo que perderá quatro posições no final da ronda se os seus mais directos adversários vencerem os respectivos compromissos.

Com o triunfo no "derby" minhoto, o Vitória de Guimarães passou a somar 29 pontos e subiu provisoriamente ao sétimo lugar, mas no final da jornada pode regressar ao nono posto, o que acontecerá se o Rio Ave e o Vitória de Setúbal, ambos com 28, derrotarem em casa o Penafiel (amanhã) e o Boavista (segunda-feira), respectivamente.

O FC Porto, desfalcado por várias lesões e castigos, estreia amanhã José Couceiro na visita ao Estoril-Praia, 15º classificado com 19 pontos, enquanto no dia seguinte o Sporting tem uma difícil deslocação ao terreno do Marítimo, sexto classificado com 30, e o Benfica recebe a Académica, "lanterna vermelha" com 13.

O Boavista apenas joga na segunda-feira, visitando o Vitória de Setúbal no jogo que encerra a jornada e no qual os sadinos estreiam no banco o treinador José Rachão, que substituiu José Couceiro.

Ficha de jogo

Ao intervalo: 0-0.Marcador:
1-0, Cléber, 63 minutos.

Equipas:

- Vitória de Guimarães: Palatsi, Bessa, Paulo Turra, Cléber, Rogério Matias, Moreno (Djurdjevic, 55), Flávio Meireles, Marco Ferreira (Zé Nando, 72), Rafael, César Peixoto (Tiago Targino, 61) e Silva.(Suplentes: Miguel, Medeiros, Dragoner, Zé Nando, Orahovac, Djurdjevic e Tiago Targino).

- Sporting de Braga: Paulo Santos, Abel, Paulo Jorge, Nunes, Jorge Luiz, Andrés Madrid (Cesinha, 57), Vandinho, João Alves, Jaime (Paulo Sérgio, 66), Wender e Edinho (Baha, 73).(Suplentes: Marco, Pedro Costa, Maurício, Barroso, Paulo Sérgio, Baha e Cesinha).

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).Acção disciplinar: Cartão amarelo para Andrés Madrid (24), Moreno (32), César Peixoto (50), João Alves (59), Tiago Targino (84), Nunes (87) e Abel (94).

Assistência: 16.753 espectadores.

20ª ronda da SuperLiga

- Hoje:Vitória Guimarães - Sporting Braga, 1-0

- Amanhã:Rio Ave - Penafiel, 18h00
União Leiria - Belenenses, 19h00 (Sport TV)
Estoril-Praia - FC Porto, 21h15 (TVI)

- Domingo:Gil Vicente - Beira-Mar, 16h00
Nacional - Moreirense, 16h00
Marítimo - Sporting, 18h15 (Sport TV)
Benfica - Académica, 20h45 (Sport TV)

- Segunda-feira:Vitória Setúbal - Boavista, 20h30 (Sport TV)

Sugerir correcção
Comentar