Elvas: grupo de moradores impede autarquia de demolir construções ilegais

Foto
"Perante a falta de recursos da PSP para fazer cumprir a lei, adiámos esta operação", diz Rondão Almeida Paulo Pimenta/PÚBLICO

Um grupo de moradores do Bairro das Pias, em Elvas, impediu hoje uma equipa de funcionários do município local de demolir um conjunto de construções ilegais, apesar da presença de mais de 20 elementos da PSP.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida (PS), adiantou que a operação foi anulada, sem se registarem incidentes, porque não estavam reunidas as condições de segurança.

"Os residentes no Bairro das Pias, exclusivamente de etnia cigana, colocaram crianças em cima dos muros e das paredes que estavam para ser demolidas e, perante a falta de recursos da PSP para fazer cumprir a lei, adiámos esta operação", explicou.

Rondão Almeida disse ser "lamentável a existência de comportamentos desta natureza que impedem o cumprimento da lei". O autarca afirmou que as construções ilegais são anexos e barracas construídas no Bairro das Pias.

"A Câmara de Elvas eliminou as barracas que existiam no Bairro das Pias e construiu 40 habitações e agora não podia permitir que surgissem mais construções ilegais", realçou.

Garantindo que o município local vai demolir as construções ilegais no Bairro das Pias, Rondão Almeida frisou que isso só será feito "quando estiverem reunidas em absoluto as condições de segurança".

Os funcionários da Câmara Municipal de Elvas e os agentes da PSP envolvidos na operação retiraram do local sem que se registassem incidentes.

Sugerir correcção
Comentar