Sérvios bósnios pedem desculpa pelo massacre de Srebrenica

Foto
O Tribunal Penal Internacional para os crimes de guerra na ex-Jugoslávia definiu os acontecimentos de Srebrenica como um genocídio Amel Emric/AP

O Governo da República Srpska (RS) apresentou pela primeira vez as suas desculpas aos familiares dos mais de sete mil muçulmanos mortos no massacre de Srebrenica pelas forças sérvias bósnias durante a guerra da Bósnia (1992-1995), numa declaração publicada hoje.

O Governo da RS declarou que "divide o sofrimento com os familiares das vítimas de Srebrenica e exprime as suas sinceras desculpas e arrependimento pela tragédia que os tocou".

Uma comissão oficial sérvia bósnia tinha já reconhecido em meados do mês de Outubro, também pela primeira vez, a amplitude do massacre de Srebrenica, após ter elaborado um relatório que referia "que mais de sete mil muçulmanos bósnios foram mortos em Srebrenica".

O Tribunal Penal Internacional para os crimes de guerra na ex-Jugoslávia definiu os acontecimentos de Srebrenica como "um genocídio" e emitiu mandados de captura contra os ex-líderes político e militar dos sérvios bósnios, Radovan Karadzic e Ratko Mladic. Os dois homens permanecem em fuga desde 1996.

Sugerir correcção
Comentar