Tertúlias regressam ao Martinho da Arcada

Foto
Eduardo Lourenço está entre os convidados de amanhã Rui Gaudêncio/PÚBLICO

As tertúlias regressam ao café Martinho da Arcada, em Lisboa, a partir de amanhã, com alguns dos principais nomes do meio cultural e político a marcarem presença, como Eduardo Lourenço e José Hermano Saraiva, que abrem "As Noites do Martinho".

Luís Machado, que organiza a iniciativa, explicou à Lusa que "As Noites do Martinho" surgem na sequência das "Conversas à Quinta-feira", que decorreram naquele espaço emblemático localizado no Terreiro do Paço, entre 1991 e 1997.

Este regresso, acrescenta Luís Machado, pretende fomentar o espírito de tertúlia num cenário de "extrema riqueza como é o Martinho da Arcada". Nesse sentido, o responsável pretende que sejam realizadas mensalmente, 15 iniciativas similares.

Para amanhã à noite, que ficará subordinada ao tema "A Noite da Tertúlia", estão já confirmadas as presenças do ensaísta Eduardo Lourenço, da actriz Cármen Dolores, do ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes, do médico Jacinto Simões, do historiador José Hermano Saraiva, do escultor Lagoa Henriques, da atleta Rosa Mota, do músico Rui Veloso, do engenheiro Veiga Simão e do padre Vítor Melícias.

Um jantar Pessoano, cuja ementa é composta por cogumelos à Ophélinha, bacalhau Mar Português, medalhões à Quinto Império, Íbis em creme crustrado e arroz com linhas de canela, integra também a primeira iniciativa de "As Noites do Martinho", que se prolongará por 2005.

Para marcar o regresso às tertúlias no Martinho da Arcada será ainda lançado amanhã o livro "Era uma vez um café", de Luís Machado, que retrata a história do espaço, com 222 anos.

Na quinta-feira da próxima semana será "A Noite dos Embaixadores", dedicada ao corpo diplomático acreditado em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar