Portugal empata no Liechtenstein (2-2)

Foto
Pauleta marcou o primeiro golo de Portugal aos 23 minutos AP

Portugal empatou (2-2) hoje frente ao Liechtenstein, em jogo do Grupo 3 europeu da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006, disputado no Estádio Rheinpark, em Vaduz. A selecção lusa ainda esteve a vencer por 2-0.

A selecção portuguesa de futebol, vice-campeã europeia, obteve assim um dos piores resultados da sua história, ao empatar frente ao Liechtenstein, no terceiro encontro de apuramento para o Mundial a realizar na Alemanha dentro de dois anos.

Actuando frente ao 151º classificado do "ranking" da FIFA, cujo melhor desempenho frente a Portugal se saldava por uma derrota por 5-0, a selecção lusa consentiu que o modesto adversário recuperasse de uma desvantagem de 2-0 registada ao intervalo e estabelecesse o mais inesperado desfecho da fase de apuramento.

Entre os jogadores da equipa da "quinas", posicionada 143 lugares acima dos anfitriões no "ranking" da federação internacional, apenas o avançado Pauleta foi capaz de encontrar o caminho da baliza adversária, ao inaugurar o marcador aos 23 minutos, já que o segundo tento luso foi marcado na própria baliza por Daniel Hasler (39).

Apesar da exibição pouco lustrosa, o resultado ao intervalo não deixava adivinhar o descalabro da segunda parte, altura em que o Liechtenstein restabeleceu a igualdade, graças aos remates certeiros de Franz Burgmeier (49) e Thomas Beck (76), este último de livre directo, contando com a colaboração da defesa portuguesa e do guarda-redes Ricardo.

Após quatro vitórias em outros tantos confrontos com o Liechtenstein (28-0 até hoje entre golos marcados e sofridos), Portugal cedeu o primeiro empate à equipa do principado, frente à qual obteve o triunfo mais volumoso, em 1994, quando se impôs em Lisboa por 8-0.

Depois dos triunfos sobre a Letónia (2-0) e a Estónia (4-0), Portugal "tropeçou" pela primeira vez na fase de qualificação, de forma comprometedora, pois não é crível que nenhum dos candidatos ao triunfo na "poule" perca pontos com uma selecção considerada da "terceira divisão" europeia.

A selecção manteve a segunda posição, mas viu afastar-se a líder Eslováquia, que se impôs por 4-1 na recepção à Letónia, aumentando para três pontos a vantagem sobre a equipa vice-campeã da Europa (apesar de ter mais um jogo realizado).

Na quarta-feira, Portugal recebe no Estádio de Alvalade, em Lisboa, a Rússia, que hoje venceu fora o Luxemburgo por 4-0.

Ficha de jogo

Ao intervalo: 0-2.Marcadores:
0-1, Pauleta, 23 minutos.
0-2, Daniel Hasler, 39 (própria baliza).
1-2, Franz Burgmeier, 49.
2-2, Thomas Beck, 76.

Equipas:

- Liechtenstein: Peter Jehle, Michael Stocklasa, Daniel Steuble, Daniel Hasler, Christoph Ritter, Martin Stocklasa, Raphael Rohrer (Roger Beck, 46), Andreas Gerster, Thomas Beck, (Rony Buchel, 88) Mario Frick (Daniel Frick, 90), Franz Burgmeier.(Suplentes: Martin Heeb, Roger Beck, Franz-Josef, Vogt, Daniel Frick, Ronny Buchel e Fabio D'Elia).

- Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Jorge Ribeiro, Costinha (Tiago, 46), Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo (Hélder Postiga, 60), Simão (Petit, 56) e Pauleta.(Suplentes: Quim, Caneira, Petit, Tiago, Boa Morte, Hélder Postiga e Nuno Gomes).

Árbitro: Panic Novo (Bósnia-Herzegovina).Acção disciplinar: Cartão amarelo para Raphael Rohrer (12), Martin Telser (42), Tiago (69) e Jorge Andrade (90).
Assistência: 3518 espectadores.

Sugerir correcção
Comentar