Dia Europeu Sem Carros: 51 autarquias portuguesas participam na iniciativa

Foto
A iniciativa realiza-se em Portugal desde 2000 e as Nações Unidas preparam-se para lançar o Dia Mundial Sem Carros PÚBLICO

O Dia Europeu Sem Carros, que se comemora depois de amanhã, conta este ano com a participação de 51 municípios portugueses, onde se promoverá a substituição do automóvel particular pelo transporte público, bicicleta, patins ou deslocações a pé.

A iniciativa, que é já uma tradição na Europa, realiza-se em Portugal desde 2000 e as Nações Unidas preparam-se para lançar o Dia Mundial Sem Carros.

Segundo informação do Instituto do Ambiente, foram já estabelecidos contactos entre a Comissão Europeia e as Nações Unidas, aproveitando a experiência europeia na realização da iniciativa, promovida para facilitar a mobilidade nos centros urbanos e melhorar a qualidade ambiental.

Prova de que a iniciativa europeia "Na cidade, sem o meu carro" atraiu o interesse de cidades de fora da Europa, foram as inscrições, este ano, de Buenos Aires (Argentina), Montreal e Toronto (Canadá), enquanto várias cidades brasileiras manifestaram também o desejo de aderir.

A par das iniciativas municipais para melhorar a circulação nas cidades, condicionando ou encerrando ruas ao trânsito e promovendo o uso do transporte público, da bicicleta, patins ou passeios a pé, o Instituto do Ambiente vai fazer medições dos níveis de ruído e poluição do ar em vários pontos do país. Serão também realizados inquéritos de rua para avaliar a aceitação da iniciativa por parte dos cidadãos.

Amadora, Évora, Fafe, Ovar e Vila Franca de Xira são algumas autarquias onde será feita a medição da poluição em estações móveis.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve vai proceder à monitorização da qualidade do ar em Faro e a CCDR do Norte realizará o mesmo trabalho em Trofa.

O Instituto do Ambiente vai ainda realizar medições de ruído a pedido das câmaras municipais de Felgueiras e Oliveira de Azeméis e a CCDR do Algarve fará esta medição em Vila Real de Santo António. Os dados serão posteriormente comparados com os registados num dia de normal circulação.

O instituto disponibiliza também, através da Internet, técnicas para contagem de tráfego: peões, bicicletas e transportes públicos.

O resultado nacional vai ser publicado no relatório final de Estudo de Avaliação e Impacte Social, de acordo com o Instituto do Ambiente.

Com a realização do Dia Sem Carros termina a Semana da Mobilidade, iniciada no dia 16 e este ano dedicada às crianças. Dados da União Europeia indicam que em toda a Europa mais de duas mil crianças e adolescentes até aos 17 anos morrem em cada ano, devido a acidentes de trânsito e muitos mais milhares sofrem ferimentos.

Informações relativas ao Dia Sem Carros, actividades e cortes de trânsito podem ser consultadas na Internet, na sequência de um protocolo celebrado hoje.

Viseu antecipa iniciativa

Viseu comemora antecipadamente o Dia Europeu Sem Carros, neste caso já amanhã, feriado municipal, o que motivou críticas do Bloco de Esquerda (BE).

O Dia Europeu Sem Carros assinala-se oficialmente na quarta-feira, mas, à semelhança do que aconteceu no ano passado, a autarquia antecipou a iniciativa por estarem em curso na cidade diversas obras, nomeadamente do programa Polis, que já nos dias normais condicionam a circulação de viaturas e peões, justificou o vereador do Ambiente, Luís Simões.

"Se comemorássemos no dia 22, as acessibilidades a algumas zonas da cidade, já de si difíceis, iam ser ainda piores. Decidimos fazê-lo a 21, dia feriado e, por isso, mais calmo, de forma a não criar sentimentos negativos nas pessoas relativamente a este dia", acrescentou.

No entanto, para o BE, desta forma a autarquia apenas "finge comemorar o Dia Europeu Sem Carros". "Mas que grande habilidade restringir o trânsito na cidade no feriado municipal", refere, ironicamente, o BE distrital.

Em comunicado, o Bloco considera que a autarquia tem feito "o contrário" do que se propõe com esta iniciativa europeia, ao "construir parques de estacionamento subterrâneos a cinco minutos a pé do Rossio [centro da cidade] e esquecendo-se de abrir faixas para bicicletas nas ruas e avenidas novas".

Sugerir correcção
Comentar