Serviço Militar Obrigatório termina no domingo

Foto
O serviço dos militares incorporados em Maio termina dois meses antes do previsto, no próximo domingo Manuel Moura/Lusa

O Serviço Militar Obrigatório, que tinha o fim previsto para 19 de Novembro, foi antecipado em dois meses, terminando no próximo domingo, já que a partir dessa data os três ramos das Forças Armadas passam a contar apenas com voluntários contratados.

De acordo com uma nota hoje divulgada pelo Exército, não será necessário estender por mais dois meses o serviço efectivo normal a todos os militares incorporados a 20 de Maio - último contingente do Serviço Militar Obrigatório - devido à "adesão significativa de jovens para a prestação do serviço militar voluntário".

Desta forma, o serviço dos militares incorporados em Maio termina a 19 de Setembro, no domingo.

Fonte do Ministério da Defesa explicou à Lusa que já foi atingido em Maio o número mínimo - doze mil - de militares para garantir a operacionalidade do Exército, pelo que não se justificava o prolongamento até Novembro dos habituais quatro meses de Serviço Militar Obrigatório.

De acordo com a mesma fonte, "este problema de operacionalidade não se colocava" nos outros dois ramos das Forças Armadas - Marinha e Força Aérea -, que já só funcionam com contratados.

Sugerir correcção
Comentar