China cria o maior banco de células de pandas

Foto
Hua Mei nasceu no Zoo de San Diego mas está a viver na China desde Fevereiro deste ano Feng Changyong/AP

A China anunciou esta semana que criou na cidade de Chengdu, província de Sichuan, o maior banco de células de pandas do mundo que vai utilizar a clonagem para tentar salvar a espécie da extinção, avançou a agência de notícias Xinhuanet.

Os cientistas conservaram células de 21 pandas vivos e de cinco animais mortos mas o banco deverá aumentar gradualmente a sua colecção, prevendo-se a recolha de amostras dos 161 pandas a viver em áreas protegidas chinesas.

Actualmente, existem 1700 pandas gigantes a viver em estado selvagem na China, a maioria deles em 20 áreas em seis montanhas.

Os conservacionistas estão preocupados com a capacidade reprodutiva da espécie porque detectaram problemas de consanguinidade e perda de diversidade genética.

Virando-se agora para novas formas de conservação, os cientistas consideram que a clonagem do panda gigante pode ser um passo significativo para salvar a espécie da extinção.

Ontem, Hua Mei, uma fêmea de panda com cinco anos, deu à luz dois gêmeos, anunciou o China Wolong Giant Panda Protection and Research Center. As crias pesam, respectivamente, 157 e 130 gramas. Huang Yan, coordenador do centro, disse que os animais estão bem de saúde.

Hua Mei nasceu no Zoo de San Diego mas está a viver na China desde Fevereiro deste ano.

Sugerir correcção
Comentar