FC Porto: Fabiano entra, Rossato sai

Foto
Fabiano é hoje apresentado Fernando Veludo/PÚBLICO

Em Julho foi dado como certo no FC Porto, mas apenas hoje Luís “Fabuloso” Fabiano assina contrato, que terá a duração de quatro anos, com os portistas. Considerado um ídolo dos adeptos do São Paulo, o avançado brasileiro realizou ontem os testes médicos e vai custar cerca de oito milhões de euros (o FC Porto paga 20 por cento desse valor, ficando o restante entregue a investidores privados), pouco mais do valor desembolsado por Diego (sete milhões) e perfazendo um total de 38,3 milhões de euros em reforços para a nova temporada.

No “site” oficial, a SAD portista confirmou o início das negociações com o S. Paulo e com o atleta Luís Fabiano, adiantando ainda a prorrogação do contrato de Nuno Valente “por mais um ano”, ou seja, até 2007. Todavia, foi o próprio presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, a dar como garantida a transferência de Fabiano e, à rádio brasileira Jovem Pan, afirmar que já tinha dado como “encerradas as negociações”, que terão avançado no passado sábado, dia em que o FC Porto fez “mais uma proposta”. “Fabiano queria ficar mais tempo, mas mudou de opinião e quis ir embora. Baixámos o valor e conseguimos uma quantia boa para o São Paulo. Ele tem a possibilidade de ganhar um salário três vezes maior”, concluiu Gouvêa. Com uma lesão na coxa esquerda, Fabiano actuou apenas em oito das 27 jornadas já disputadas no campeonato brasileiro deste ano, tendo marcado cinco golos. Nas 160 partidas realizados pelo São Paulo, marcou 118 golos (média de 0,74 por jogo).

Rossato na Real Sociedad

“Fiquei surpreendido. Fui chamado à SAD e informado que vou para Espanha.” Foi desta forma que Rossato, que nem chegou a vestir oficialmente a camisola portista, reagiu à sua transferência para os espanhóis da Real Sociedad. O brasileiro, que custou ao FC Porto 1,2 milhões de euros (mais o passe de Serginho Baiano), assinou um contrato de quatro anos com a formação basca, que vai pagar 1,1 milhões de euros por 50 por cento do seu passe. Ontem ficou ainda decidido o empréstimo dos “dispensados”: Marco Ferreira vai para Guimarães e Bruno Moraes para Setúbal. As movimentações não se ficaram por aqui: McCarthy tem até hoje para estudar propostas de Itália e Fraça, e também Jankauskas, na lista de dispensas, tem hipóteses de resolver a sua situação no estrangeiro.

Entretanto, o FC Porto treinou ontem de manhã no Centro de Treinos do Olival, numa sessão que decorreu à porta fechada. A principal novidade foi o regresso aos treinos, ainda que de forma condicionada, de Derlei e Diego. Ausentes estiveram McCarthy, Seitaridis e Jankauskas que seguiram para as concentrações das respectivas selecções. No próximo domingo, aproveitando a paragem no campeonato, o FC Porto desloca-se à Alemanha para realizar um particular com o Friburgo, terceiro classificado da Bundesliga. O encontro está relacionado com a transferência do esloveno Miran Pavlin, em 2000.

Sugerir correcção
Comentar