Calor: Évora é o único distrito em alerta amarelo

Foto
Os idosos são um dos grupos de risco em situações de calor Franco Silvio/EPA

Nos últimos dias, a DGS tinha determinado o alerta amarelo para os distritos de Évora, Beja e Faro, mas as "temperaturas registadas nos últimos dias e as previstas para os próximos" levaram a que esta decisão fosse hoje restringida apenas ao distrito de Évora, informou a autoridade de saúde pública.

Beja e Faro regressam assim à situação de alerta azul, que corresponde a um nível normal de calor, em que não se prevêem quaisquer efeitos sobre a saúde das populações.

Além dos níveis azul e amarelo, o Plano de Contingência para as Ondas de Calor, apresentado pelo Governo em Maio, determina ainda os níveis de alerta laranja (onda de calor) e vermelho (onda de calor grave).

A vigilância das temperaturas e do seu efeito sobre a saúde teve início em Maio e prolonga-se até 30 de Setembro, estando associadas medidas de prevenção e de acção a cada nível de alerta.

Perante um alerta amarelo, a DGS recomenda "cuidados acrescidos na exposição" ao sol, nomeadamente evitar as horas de maior calor (entre as 11h00 e as 16h00), e a protecção das pessoas mais vulneráveis, em concreto idosos, acamados, pessoas que vivam sozinhas, crianças e bebés.

A DGS colocou ainda à disposição das populações a Linha Saúde Pública (808 211 311). No final de Julho, a subida das temperaturas para valores iguais ou superiores a 40 graus centígrados levou a DGS a colocar seis distritos em alerta laranja.

Sugerir correcção
Comentar