Vela: ISAF atribui a Cascais o Mundial de Classes Olímpicas de 2007
"É com grande prazer que anuncio a escolha de Cascais para a segunda edição do Mundial", afirmou Henderson, sublinhando que a decisão recebeu "o apoio unânime" dos velejadores mundiais. "Falámos muito com eles e temos o apoio de todos os velejadores. Acho que vai ser um excelente campeonato, com muito e bom vento, num sítio muito bonito", garantiu o presidente da ISAF.Na conferência de imprensa, participaram ainda Patrick Monteiro de Barros, mentor da candidatura de Cascais, e Luís Rocha, chefe de equipa de Portugal nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e representante da Federação Portuguesa de Vela (FPV).
"Estamos muito orgulhosos pela escolha da ISAF. Compreendemos a importância desta escolha e tudo faremos para torná-la num evento extraordinário", sublinhou o "comodoro" do Clube Naval de Cascais
Luís Rocha disse também que a vila tem "excelentes condições para a realização da prova", sublinhando que a FPV "dará todo o apoio necessário".
Na corrida pela organização do campeonato estavam ainda as cidades de Kiel (Alemanha), Medemblik (Holanda) e Cádis (Espanha), a cidade que acolheu a primeira edição da competição em 2003.
O Campeonato do Mundo de Classes olímpicas de ISAF reúne as 11 classes que participam no torneio de vela dos Jogos Olímpicos e contará como prova de apuramento de 75 por cento da frota que estará em Pequim 2008. Em 2007, o campeonato decorre em ano de centenário da ISAF e prevê-se a participação de cerca de 1.000 embarcações tripuladas por mais de 1.500 velejadores de 70 países, distribuídos por 11 classes de barcos. Na organização, estarão envolvidas 500 pessoas e 200 barcos. As regatas realizar-se-ão em toda a Baía de Cascais, desde a zona do Cabo Raso até S. Julião da Barra, num total de oito campos de regata.
Na última edição do campeonato, realizada em Setembro de 2003, o português Gustavo Lima sagrou-se campeão do Mundo da Classe Laser.
O anúncio da escolha de Cascais foi feito em conferência de imprensa na Marina da Ágios Kosmas, que serve de apoio ao torneio de vela dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
Governo saúda escolha de Cascais
A escolha de Cascais como palco do Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas de vela em 2007 é uma "nova oportunidade para projectar Portugal como destino turístico mundial" e um "alento aos desportistas para demonstrarem potencialidades". Em comunicado, o Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, Henrique Chaves, congratula-se, em nome do Governo, com a decisão tomada pela Federação Internacional de Vela em organizar o Mundial que precede os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 em terras portuguesas.
Segundo o documento, esta vitória "é um sinal claro das qualidades" do país para a prática da vela e a "demonstração do nome que Portugal granjeia em termos de capacidade organizativa dos grandes eventos desportivos".