Equipas FC Porto Baía, Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel (Pepe), Nuno Valente, Costinha, Maniche, Hugo Leal, Carlos Alberto, Quaresma, McCarthy (Postiga). Outros convocados: Nuno, Ricardo Costa, Areias, Rossato, Bosingwa, Raúl Meireles, César Peixoto, Maciel, Hugo Almeida. Valência Cañizares, Curro Torres, Marchena (David Navarro), Pellegrino, Carboni, Rufete, Albelda, Baraja, Vicente, Angulo (Mista), Di Vaio. Outros convocados: Palop, Fábio Aurélio, Moretti, Caneira, Fiore, Sissoko, De los Santos, Aimar, Corradi, Xisco. Árbitro: Terje Hauge (Noruega). Estádio Louis II (18.500 lugares), no Mónaco. |
FC Porto pelo tetra, Valência pelo tri
O Saragoça, antes e depois daquele jogo em Paris, nunca mais voltou a uma final europeia. O FC Porto, esse, repete esta noite protagonismo pela quarta vez nas últimas cinco finais das provas de clubes organizadas pela UEFA - Sevilha, Mónaco, Gelsenkirchen e hoje de volta ao Mónaco. Falhou Gotemburgo, mas também não poderia estar em dois sítios ao mesmo tempo. Na Suécia, mandou o Valência e por isso chegamos à primeira Supertaça ibérica da história.
FC Porto e Valência, duas equipas que viram os seus treinadores preferirem Inglaterra apesar de épocas de sucesso, procuram, respectivamente, o tetra (Liga dos Campeões, Superliga, Supertaça portuguesa) e o tri (UEFA, Liga espanhola) relativo à temporada 2003/04. Ambas as equipas ganharam a Supertaça por uma vez, o FC Porto em 1987 sobre o Ajax, o Valência em 1980 à custa do Nottingham Forest. As coincidências continuam: Mourinho ganhou ao Mónaco e por isso está no Chelsea, que despediu Ranieri e por isso foi para o Valência, permitindo-lhe aterrar ontem no... Mónaco. Um pouco cíclico o futebol.
"Quero futebol agressivo, ofensivo e com pressão sobre a bola". Víctor Fernández enumerou o estilo que deseja para bater o Valência, mas também para a época inteira. E não se desviou um milímetro da cartilha típica destes cenários. Não faltou o elogio ao adversário, uma equipa que "nunca se rende e tem uma trajectória impressionante nos últimos anos"; distribuiu equitativamente o favoritismo e escondeu os eventuais problemas da sua equipa, negando que tenho tido de fazer uma equipa em contra-relógio "FC Porto tem vantagem de ter uma cultura desportiva muito especial, com um balneário com jogadores experientes que recebem bem os novos e lhes ensinam os fundamentos do clube".
Nem sequer para se pronunciar sobre Del Neri. "Não gosto de julgar o trabalho de um companheiro. Seguiu os seus principios. O meu método já tem 14 ou 15 anos, não é melhor nem pior, é diferente. Se os jogadores assimilarem essa filosofia e a defenderem tudo é bem mais fácil". Fernández também não sabe o histórico do seu saldo de jogos com o Valência, mas lembra-se que a sua estreia como treinador foi contra o clube "ché": "Perdi 2-0", recorda-se. Esse resultado não está na mente de Vítor Baía. Quanto tempo vai o FC Porto demorar a regressar ao topo do futebol europeu? - perguntou alguém. "Talvez já amanhã [hoje]".
É natural que Fernández aposte novamente de início em Pedro Emanuel e Hugo Leal, o primeiro pelo mérito do jogo com o Benfica, o segundo pela lesão de Diego. Quanto ao Valência, Marchena e Aimar estiveram recentemente lesionados, mas só o espanhol deve recuperar a titularidade. O caso de Angulo é diferente. É suposto ser titular, mas a oferta de quatro milhões de euros do Arsenal e o facto de estar no último ano de contrato podem fazer com que Ranieri evite utilizá-lo em provas da UEFA para não inviabilizar um eventual negócio.