Semana Internacional da Moda de Madrid arranca hoje com 26 marcas portuguesas
Visconti, D'Assenta, Dielmar, Diniz & Diniz, Dunil, Enrico Silvanni, Grasil, Oxford, Pierlorenzo, Pietrinni, Soporcol e Vândoma vão representar a moda masculina portuguesa nesta 52ª edição da semana de moda madrilena.
A moda feminina conta com a participação das marcas Concreto, Christina Félix, Claudia Bastos, Diparra, Distilo, Feel Fine, Lamia, Las Pampas, Manuela Bastos, MCB, Nerva, Nortada, Olhamar e Onara.
A presença portuguesa é uma iniciativa das associações do sector em parceria com o ICEP - Turismo de Portugal, que conta com o apoio do Governo, demonstrada na visita que a secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Graça Proença de Carvalho, fará à feira amanhã.
As associações do sector textil/moda português - ANIVEC/APIV, elaboraram com o ICEP a "Estratégia para o mercado Global", um projecto para a internacionalização das marcas portuguesas, que vai funcionar em Madrid pelo segundo ano consecutivo.
Dentro desta estratégia existe uma imagem com elementos comuns para os "stands" das empresas portuguesas que, no caso da moda de homem, estarão mesmo concentradas num espaço comum, o que não é possível na moda de senhora, uma vez que existem na feira pavilhões diversos - peles, acessórios, etc - por onde se distribuem as marcas.
A Semana Internacional da Moda de Madrid é a principal feira de moda de Espanha e a segunda maior da Europa e marca o início da quinta edição do programa de promoção "Madrid vive a moda", onde se integram iniciativas tão importantes como a Pasarela Cibeles.
Com uma projecção cada vez maior, a Semana Internacional da Moda de Madrid bateu em 2003 os recordes de participação em ambas as edições - Verão e Inverno - com 850 e 870 expositores e 25.570 e 31.700 visitantes, respectivamente.