Danny Glover detido durante manifestação contra crise no Sudão

Foto
Danny Glover em "Arma Mortífera" DR

O actor Danny Glover, parceiro de Mel Gibson em "Arma Mortífera", foi detido ontem em Washington, nos Estados Unidos, frente à embaixada do Sudão, durante uma manifestação que procurava chamar a atenção para a crise humanitária na região do Darfur.

O actor, também dirigente do TransAfrica Forum (uma organização não-governamental dedicada às relações entre os Estados Unidos e África), foi detido e algemado pela policia, acusado de conduta desordeira e participação numa manifestação não autorizada, segundo a Reuters, que cita os serviços secretos.

Glover tinha acabado de discursar em frente à embaixada, encerrada desde segunda-feira após semanas de protestos, defendendo a continuidade da pressão sobre o Governo do Sudão. “Temos de continuar a exigir justiça e temos de continuar a exigir paz para o povo do Darfur”, disse o actor, que defendeu também o fim das hostilidades e o envio de uma força de paz para a região.

Os últimos dados das Nações Unidas apontam para mais de 50 mil mortos e um milhão de refugiados no Darfur, após os ataques das milícias árabes contra população local, de maioria negra.

Além da fama obtida com a série de quatro filmes “Lethal Weapon – Arma Mortífera”, Danny Glover conta no currículo com grandes desempenhos em filmes como “A Testemunha” e “Cor Púrpura”. Em breve surgirá nos ecrãs no último filme de Lars von Trier, “Manderlay”.

O actor é também célebre pelo seu activismo político, tendo sido nomeado embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas, em 1998. É um crítico feroz da administração Bush, particularmente em relação à Guerra do Iraque e à questão de Cuba.

Sugerir correcção
Comentar