"O Milagre Segundo Salomé" candidato às nomeações para o Óscar

Foto
Salomé é interpretada por Ana Bandeira DR

O filme "O Milagre Segundo Salomé", de Mário Barroso, é candidato à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, anunciou a distribuidora Atalanta Filmes.

O filme, baseado no romance homónimo de José Rodrigues Miguéis, já tinha sido também seleccionado como candidato português ao Prémio Luís Buñuel (para a melhor longa- metragem ibero-americana e a anunciar em Outubro) e para a Competição dos Continentes - Europa do Festival de Montreal (que começa amanhã e termina a 6 de Setembro).

Da comissão de selecção para o Óscar fizeram parte Luís Urbano, um dos directores do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde; Paulo Filipe Monteiro, argumentista e presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos; e Paulo Trancoso, presidente da Associação Portuguesa de Produtores.

"O Milagre...", primeira incursão no cinema de Mário Barroso, estreou em Portugal a 13 de Maio, data apropriada para um obra que se passa no Portugal de 1917, aquando das proclamadas aparições da Virgem de Fátima aos pastorinhos. A personagem principal, Salomé (representada por Ana Bandeira), é uma jovem da província que trabalha em Lisboa num bordel e que cai nas graças de um senhor da alta sociedade da capital, tornando-se uma personagem involuntária do "milagre de Fátima".

Produzido por Paulo Branco, conta no elenco com Nicolau Breyner, Ricardo Pereira, Paulo Pires, Ana Padrão e Ana Zanatti. Mário Barroso já realizara antes o telefilme "Aniversário" para a SIC, mas a sua carreira foi feita na área da direcção de fotografia com trabalhos em filmes de, entre muitos outros, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Raoul Ruiz e Jean-Claude Biette.

Na semana passada, "O Milagre..." iniciou a sua carreira em França, tendo recebido elogios do jornal "Le Monde" e da revista "Télerama".

Sugerir correcção
Comentar