Vila Nova de Gaia perde quatro bandeiras azuis por má qualidade da água
Em causa estão as praias de Madalena-Norte, Madalena-Sul, Valadares-Norte e Francelos, onde se detectaram, na última semana, valores de coliformes totais acima dos valores permitidos.
O pedido de anulação destes resultados foi formalizado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) pela empresa municipal Águas de Gaia, informou o secretário-geral da empresa, Emídio Sousa.
No pedido de anulação, a empresa municipal imputa a poluição das quatro praias às chuvadas de Agosto, que "provocaram fortes enxurradas em todo o litoral de Gaia", refere.
A ser concedida, a anulação dos resultados detectados nas quatro praias não tem efeitos esta época balnear - "a retirada da Bandeira Azul é irrevogável", segundo Emídio Sousa - mas pode ajudar na candidatura ao galardão no próximo Verão.
Caso uma praia tenha duas ou mais análises negativas, torna-se impossível, face aos regulamentos, candidatá-la à Bandeira Azul no ano seguinte.
Em Junho deste ano, outra praia de Gaia - a de Valadares-Sul - já tinha perdido a distinção, quando análises então realizadas detectaram valores de poluição também acima do permitido.
Neste caso não foi pedida a anulação das análises, "uma vez que não conseguimos encontrar explicações para os resultados verificados", disse Emídio Sousa.
Gaia, que tinha todas as 17 praias com bandeiras azuis, tem agora 12 contempladas com aquele galardão.