Ministro da Agricultura quer "novos Alquevas" para inverter abandono dos campos
Destacando a importância do aproveitamento agrícola da barragem, Costa Neves propôs a criação de projectos com impacto no sector para o tornar mais rentável e aliciante para os jovens.
Escusando-se a pormenorizar quais os projectos, Costa Neves salientou a importância da criação de "novos pequenos Alquevas" em todo o país, considerando esta solução a única forma de combater a desertificação do interior, que tem propiciado também o aumento da mancha florestal desordenada.
"Temos de ter mais projectos com os mesmos objectivos que o Alqueva" para que o "sector primário entusiasme os jovens".
Para que suceda um regresso aos campos, o ministro considera que este sector tem de aumentar a sua rendibilidade para dar "qualidade de vida a quem opta pela agricultura".
Esta aposta estratégica do Estado terá consequências benéficas no ordenamento do território, pelo que Costa Neves tem reunido com o ministro desta pasta para estudar a aplicação de novos incentivos e novas regras nesta área.
Grande parte dos incêndios causa maiores danos "porque não há a agricultura em torno dos povoados" como no passado, disse o ministro, reconhecendo que algumas das imposições da Política Agrícola Comum (PAC) acentuaram o abandono da agricultura.
Com a recente revisão da PAC, Costa Neves considera ser possível adequar a política do sector às especificidades de Portugal, permitindo uma maior rentabilidade do sector.