Canoagem: Emanuel Silva passa facilmente eliminatória de K1 500

Foto
Emanuel Silva já está nas meias-finais de K1 500 e 1000 metros Paulo Novais/Lusa

Numa prova em que apenas o pior classificado no total das quatro séries foi eliminado, Emanuel Silva pôde tirar algumas conclusões com vista às meias-finais, uma vez que o seu grande objectivo é marcar presença na final.

"Hoje larguei um pouco mal. Tentei recuperar e acabei por conseguir atingir as meias-finais, embora seja mais difícil recuperar terreno numa prova tão curta", afirmou, no final, Emanuel Silva.

O forte vento que se fez sentir hoje em Schinias influenciou também a largada de Emanuel Silva, tendo o canoísta revelado que, pouco antes da largada, o barco entortou-se um pouco, o que o fez perder algum tempo.

O canoísta luso sublinhou ainda o facto de ter ficado apenas atrás de alguns dos melhores do Mundo, casos do alemão Lutz Altepost, vice-campão mundial em K1 1000, do argentino Javier Correa, quarto em Sydney 2000, e do canadiano Adam van Koeverden, vice-campeão mundial em K1 500.

Grande objectivo é chegar às duas finais

Atingidos os primeiros objectivos - manter-se nas duas especialidades -, Emanuel Silva concentra-se agora nas meias-finais das suas duas provas, para tentar atingir a final, o seu grande objectivo nestes Jogos.

"Amanhã [quarta-feira], o objectivo é chegar à final dos K1 1000. Estou aqui para competir e não vou abdicar de tentar a final nos 1000, nem nos 500. O treinador [José Santos] diz que tenho que dar o máximo para uma boa participação e é o que vou fazer", disse Emanuel Silva, mostrando-se cheio de confiança e de ambição.

Campeão e vice-campeão mundial de juniores de K1 500 e 1000 metros, respectivamente, Emanuel Silva está confiante em aparecer ainda mais forte nas duas meias-finais que tem de disputar para poder marcar presença nas desejadas finais, mas quanto a medalhas a conversa já é outra.

"Se me apurar para a final já é bom. No entanto, caso surja uma oportunidade de medalha é claro que corro para ela, mas aqui o meu objectivo passa por estar nas finais. Estou a trabalhar para Pequim 2008, e aí talvez já corra às medalhas", destacou.

Amanhã, as meias-finais de K1 1000 disputam-se em duas séries de nove canoístas, apurando-se para a final os três primeiros de cada uma, que se vão juntar aos três vencedores das séries da primeira eliminatória.

A disputa, quinta-feira, das meias-finais de K1 500 é um pouco diferente, realizando-se em três séries, que apuram os três primeiros classificados de cada.

Sugerir correcção
Comentar