Atenas 2004: Emanuel Silva apurado para as meias-finais de K1 500 metros

Foto
Francis Obikwelu é a grande aposta do dia Franck Prevel/AP

Emanuel Silva, 18 anos, campeão do Mundo de juniores em 2003 nesta especialidade, terminou a prova com 1 minuto e 40,067 segundos. A série foi ganha pelo canadiano Adam van Koeverdan, com 1.37,591 minutos. No conjunto das quatro séries, Emanuel Silva foi o 12º classificado, entre 28 participantes. Apuravam-se para as meias-finais, a realizar na quinta-feira, os seis primeiros de cada série, mais os três melhores tempos.

Luís Sá classificou-se no oitavo lugar da terceira série da primeira eliminatória dos 110 metros barreiras. O atleta português fez uma falsa partida e terminou a prova com 14,01 segundos, numa série ganha pelo chinês Li Xiang, com 13,27 segundos.

Atleta do FC Porto, Luís Sá, de 23 anos, detém o recorde nacional da distância, com 13,62 segundos, marca alcançada em Coimbra, no dia 24 de Julho deste ano.

O vice-campeão olímpico do hectómetro, Francis Obikwelu, vai disputar as eliminatórias dos 200 metros, enquanto Gaspar Araújo e Carla Sacramento participam nas qualificações do salto em comprimento e dos 1500 metros, respectivamente.

Quanto às finais do dia, destaque para a participação de Rui Silva nos 1500 metros, a prova que vai encerrar a jornada de atletismo e na qual o português aspira a uma medalha, embora o favoritismo esteja do lado do marroquino Hicham El Gerrouj.

Antes, disputam-se as finais de salto com vara femininos, 3000 metros obstáculos, 100 metros barreiras, 400 metros femininos e chega ao fim o decatlo, com a realização da última das cinco especialidades da jornada, os 1500 metros.

No ciclismo de pista vão ser conhecidos os pódios nas provas individuais de velocidade, feminina e masculina, e na corrida por pontos masculina, enquanto no hipismo chega ao fim a competição de saltos de obstáculos por equipas.

As outras três finais do dia vão realizar-se nas modalidades de saltos para a água, na especialidade de trampolim a três metros, no halterofilismo, na categoria de -105 kg, e no voleibol de praia.

No futebol disputam-se os encontros das meias-finais do torneio masculino, com a Itália a defrontar a Argentina (16h00 de Lisboa) e o Iraque o Paraguai (19h00).

O dia vai ter ainda mais meias-finais nos torneios de basebol (Japão-Austrália e Cuba-Cnandá), hóquei em campo (Holanda-Argentina e China-Alemanha) e pólo aquático (Austrália-Grécia e EUA-Itália), nos dois últimos casos no sector feminino.

O andebol masculino e o voleibol feminino têm a jornada dedicada aos quartos-de-final, enquanto o programa olímpico de ginástica artística chega ao fim, com a gala de encerramento, a partir das 10h00.

Sugerir correcção
Comentar