China e Índia vão ultrapassar Estados Unidos em 2030
O estudo, da autoria do UBS, sublinha que mesmo a projecção menos ousada indica que o poder de compra total dos dois países será cinco vezes maior do que o dos consumidores norte-americanos em 2030.
Analisando um conjunto de padrões de consumo e vários modelos de crescimento económico para os dois gigantes asiáticos, o estudo prevê que seja necessário um aumento significativo no comércio global para responder à procurar adicional nos dois países.
Ainda que os dois países continuem a enfrentar "grandes desafios económicos" para ultrapassar problemas estruturais, a UBS sustenta que tudo indica que "terão sucesso".
Os analistas suíços referem que a população mais jovem da Índia constitui um maior potencial de crescimento comparativamente à China. Um recente estudo sobre a evolução da população, publicado na semana passada nos EUA, refere que até 2050 a Índia irá ultrapassar a China, tornando-se, graças à elevada taxa de natalidade, no país mais populoso do mundo.
Contudo, os analistas ressalvam que este factor poderá traduzir-se em taxas mais elevadas de poupança e num maior controlo do consumo.
Apesar das "importantes oportunidades" e da recente expansão económica, o banco recorda que muitos investidores internacionais que nas últimas décadas apostaram nos dois mercados ficaram "frequentemente desapontados". Hoje, porém, há indícios de mudanças importantes no quadro regulativo dos dois países, com crescente liberalização em mercados como a agricultura, a revenda os serviços financeiros e o sector imobiliário.