Arganil: Eleições intercalares em Cepos após demissão de maioria da assembleia

O presidente da Junta de Freguesia, o socialista Armando Nunes Cubanco, disse ontem que o governador civil de Coimbra convocou novas eleições, depois da Assembleia ter perdido o quórum na última reunião, no dia 8 de Agosto.

Ao longo dos últimos dois anos, segundo o autarca, vários eleitos do PS apresentaram a demissão, alegadamente por discordarem da construção de diferentes infra-estruturas no complexo de lazer de Chã da Cabeça.

Armando Cubanco disse que os contestatários, na maioria dos casos, justificaram a decisão de abandonarem a Assembleia de Freguesia com "razões de ordem pessoal", não tendo referido a sua posição nesta polémica.

Dos onze membros que integram o órgão, oito, todos do PS, apresentaram a demissão em diferentes datas ao presidente da mesa, José Oliveira Baeta, o único que foi eleito pelo PSD.

Um pavilhão multi-usos, um parque de campismo, um parque de merendas e uma piscina foram construídos pelo empresário Armando Barata Martins naquele terreno e oferecidos à Junta, para que a população os pudesse utilizar.

Armando Cubanco adiantou que o terreno, com uma área de 15 hectares destinada à silvio-pastorícia, está na posse da Junta de Freguesia "há mais de 100 anos", mas que a sua legalização, através de escritura de justificação (posse por usucapião), deverá ser "assinada em breve".

Até às eleições intercalares, a 10 de Outubro, Armando Cubanco vai presidir a uma comissão administrativa que integra os restantes membros do executivo e que assumirá os "actos de gestão urgente e inadiável", segundo uma nota do governador civil, Fernando Antunes.

O representante do Governo no distrito de Coimbra explica que as eleições são convocadas após a "renúncia do último elemento da lista" que o PS candidatou à Assembleia de Cepos em 2001.

Armando Cubanco vai recandidatar-se ao cargo de presidente da Junta de Freguesia, encabeçando uma lista do PS pela terceira vez consecutiva.