Mértola: autarquia avança em Setembro com vacinação anti-gripe

Foto
A população mais idosa e as famílias mais desfavorecidas são os principais destinatários da unidade móvel Paulo Pimenta/PÚBLICO

Segundo a autarquia, a campanha - a terceira do género - arranca a 1 de Setembro e prolonga-se até 20 de Outubro. As inscrições poderão ser efectuadas nas localidades de residência dos utentes, no próprio dia da vacinação, junto da Unidade Móvel Médico-Social, que vai percorrer o concelho.

Os beneficiários da campanha têm obrigatoriamente de residir naquele município e estarem inscritos no centro de saúde local, que também colabora na iniciativa.

Quanto aos diabéticos e doentes crónicos, além do cartão de utente, devem fazer-se acompanhar de um comprovativo da doença, emitido pelo centro de saúde.

No final da vacinação anti-gripe, a unidade móvel vai efectuar uma campanha de saúde oral, entre os dias 21 e 25 de Outubro, destinada às crianças dos jardins de infância do concelho.

"Estão ainda programadas, até ao final do ano, duas outras campanhas que visam, principalmente, informar a população no que respeita ao cancro e à automedicação", acrescenta a autarquia.

A unidade móvel de Mértola, adquirida pela autarquia em 2002, é uma carrinha com mobiliário e equipamento médico vocacionada para a prestação de cuidados médicos de enfermagem e assistência social. A equipa é constituída por um enfermeiro, um assistente social, um psicólogo e um animador social, que trabalham em articulação com técnicos da autarquia e do centro de saúde.

A população mais idosa e as famílias mais desfavorecidas do concelho são os principais destinatários, nomeadamente no controlo e prevenção da doença e no acompanhamento de situações de problemática social.