Festival Colla Voce em Poitiers celebra seis séculos de música portuguesa

De acordo com Michel Boédec, director artístico do evento, é "urgente dar a ouvir obras ainda pouco conhecidas em França". Além disso, Carlos Seixas é originário de Coimbra, cidade geminada com Poitiers desde 1979, partilhando um passado rico e importantes universidades.

Os programas criados para o festival reúnem uma diversidade de géneros que vão desde a melodia às árias de ópera e à comédia musical, passando pelos motetes, missas e peças para piano, cravo e órgão. Durante a semana que dura o festival estarão em destaque obras da música contemporânea, barroca e antiga.

Além de Seixas, o programa inclui peças de Frei Diogo da Conceição, Pedro de Araújo, Francisco Almeida, João de Sousa Carvalho, Manuel Rodrigues Coelho, António Carreira, João Pedro Oliveira e Emanuel Nunes, João Rafael, Alexandre Delgado, Carlos Caires, entre outros.

Dos vários espectáculos previstos destacam-se uma representação da opereta "Guerras de Alecrim e Manjerona", de António José da Silva, com música de António Teixeira, e um recital de órgão de João Vaz na catedral de São Pedro.

Numa colaboração luso-francesa, Graça dos Santos e Véronique Larmet encenam "Laisse de Mer", um texto original do espanhol Ricardo Montserrat sobre Portugal adaptado por Bertrand Larmet.

Além de visitas guiadas aos órgãos e alguns locais históricos, ateliers, conferências e duas noites de fado, serão projectados dois filmes portugueses: "Vaivém" de João César Monteiro e "Um Filme Falado" de Manoel de Oliveira".