Centenas de astrónomos amadores participam na Astrofesta
Organizado pelo Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, o evento assume-se como um encontro nacional de amadores de astronomia e pretende sensibilizar o cidadão comum para essa temática.
"Queremos despertar precisamente o cidadão comum para a astronomia, transmitindo-lhe conhecimentos e pondo à sua disposição os equipamentos de vários astrónomos, como é o caso dos telescópios", explicou hoje o organizador, Máximo Ferreira.
Segundo o também colaborador do jornal PÚBLICO, a Astrofesta - que se realiza desde 1994 em vários locais do país - deverá receber cerca de "600 a 700 participantes".
"Esperamos o mesmo número de pessoas de anteriores edições", sublinhou, realçando que o evento integra um conjunto de actividades que combinam conhecimentos teóricos e práticos sobre a astronomia.
"A brincar a brincar, vamos falar de história, de física ou de matemática e contribuir para que os mais jovens percam o medo dessas duas últimas áreas", afirmou.
A novidade do programa desta edição de 2004 é, de acordo com Máximo Ferreira, um mini-curso de astronomia para iniciados a decorrer amanhã, a partir das 16h00.
"Temos já cerca de meia centena de inscritos que, durante três horas, vão ouvir falar de questões relacionadas com a astronomia, podendo aplicar na prática depois o que aprenderam, com recurso aos telescópios", explicou.
Assim, aos poucos, "os jovens começam a perceber que, afinal, fazer uma conta de matemática não é difícil e que, ao apanharmos a luz de uma estrela, podemos saber se é mais antiga ou mais recente", guardando esses conhecimentos para "os utilizar na sala de aulas", disse.
Palestras sobre temas da astronomia, convívio com astrónomos experientes ou observações nocturnas da Lua, das galáxias, enxames de estrelas, nebulosas e planetas como Júpiter, Vénus e Saturno são outras das actividades previstas.
A Astrofesta 2004, que conta também com a colaboração de instituições locais, inclui ainda uma mostra de equipamentos, uma mini-feira de livros, vídeos, "software" e instrumentos de observação astronómica.