Morreu o compositor Elmer Bernstein

Foto
DR

Ao longo mais de 50 anos, Elmer Bernstein compôs para cerca de 200 filmes e oito dezenas de programas de televisão, além de obras para orquestras sinfónicas, tornando-se numa das maiores influências da cultura popular norte-americana.

Catorze vezes nomeado para os Óscares, Bernstein apenas conquistou uma estatueta dourada em 1967 pela banda sonora do filme "Thoroughly Modern Millie", realizado por George Roy Hill.

Cinco anos antes ganhou um Emmy pela música da série "The Making of The President".

Reconhecido pela versatilidade e experimentação na composição, no uso de diversas técnicas, abrangendo vários registos e sonoridades, Bernstein compôs para diferentes filmes, desde "O Meu Pé Esquerdo" (1989), de Jim Sheridan, a "Caça-Fantasmas" (1984), de Ivan Reitman, e a "A Idade da Inocência" (1993), de Martin Scorcese.

Do seu currículo conta-se ainda os arranjos para o vídeo "Thriller", de Michael Jackson.

Nascido em Nova Iorque em 1922, Bernstein iniciou-se na música através do piano e foi considerado desde cedo um prodígio com apetência para a improvisação.

Com a Segunda Guerra Mundial, Elmer Bernstein teve de abandonar os planos de uma carreira de pianista, dedicando-se à composição de temas que entretivesse os militares da unidade onde esteve integrado e para os programas de rádio da força aérea.

O talento leva-o em 1950 a Hollywood para compor a música de "Saturday's Hero" e "Sudden Fear", ambos realizados por David Miller.

Nessa mesma década, Bernstein quase viu destruído o seu princípio de carreira em Hollywood, por se ter recusado a revelar os simpatizantes dos ideais comunistas dentro da indústria discográfica.

Foi com Cecil B. DeMille que Bernstein conquistou a primeira nomeação para os Óscares, com a banda sonora de "Os Dez Mandamentos".

Mais recentemente, em 2002, foi novamente nomeado pela Academia Norte-Americana de Artes Cinematográficas por "Longe do Paraíso", de Todd Haynes.

Em Outubro do ano passado Elmer Bernstein terminou, em Praga, a gravação da banda sonora do documentário televisivo "American Epic - the Story of Cecil B. DeMille", de Kevin Brownlow.