De Niro deverá receber a nova nacionalidade das mãos do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza, em Setembro, onde o actor representará o filme de animação "Shark Tale" onde dá voz a um mafioso.
A Order Sons of Italy in America (OSIA), com sede em Washington, Estados Unidos, conta com mais de 600 mil membros e, na semana passada, assim que foi conhecida a oferta ao actor, enviou uma carta a Berlusconi a protestar contra a ideia.
Segundo a agência AP, a OSIA censura De Niro por ter "feito carreira a interpretar gangsters de descendência italiana". Na carta, citada pela AP, a associação também condena o novo "Shark Tale", animação subaquática da DreamWorks em que De Niro é a voz do tubarão Don Lino.
O filme vai ser apresentado no dia 10 de Setembro em Veneza, mas ainda não foi anunciada a data da cerimónia. De Niro nasceu em Nova Iorque e completou ontem 61 anos. Os avós do actor, naturais de Ferrazzano, emigraram para os EUA nos finais do século XIX.
O actor interpretou personagens italianos ou italo-americanos em filmes como "O Padrinho II", "Os Intocáveis", "Tudo Bons Rapazes" ou "Uma Questão de Nervos" e "Outra Questão de Nervos".
O actor recebeu recentemente outra distinção. Os leitores da revista britânica "Total Film" elegeram o seu personagem Travis Bickle (em "Taxi Driver", de Scorsese) como o melhor anti-herói de sempre.