Oceanos absorvem mais de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono por dia

Foto
DR

Especialistas do Reino Unido começaram a investigar o aumento dos níveis de acidez dos oceanos como consequência da contaminação por dióxido de carbono, o gás responsável pelo efeito de estufa que contribui para as alterações climáticas.

"Este estudo pretende medir o impacte do aumento da acidez na água sobre a vida marinha e tentar mostrar a necessidade urgente de responder às alterações climáticas", afirmou hoje John Raven, o director da investigação, que decorre no Reino Unido.

O aumento da acidez nos mares coincide com o aquecimento dos oceanos e os organismos marítimos têm de tentar adaptar-se a grandes alterações, segundo explica uma investigadora do laboratório marítimo de Plymouth, no sudoeste de Inglaterra.

A crescente acidez nos oceanos afecta diariamente os corais e todos os seres marítimos que têm concha, já que é mais difícil a estes animais obterem o cálcio necessário.

A acidez também afecta o plâncton (alimento base de muitos seres marinhos), que se reproduz com mais dificuldade devido à falta de oxigenação.

De acordo com um estudo da Agência Oceanográfica dos Estados Unidos, os oceanos absorveram cerca de 120 mil milhões de toneladas de carbono produzidas por actividades do homem desde 1800.

Sugerir correcção
Comentar