OPEP prevê descida dos preços do petróleo para os 30 dólares em 2005

Foto
AP

"Existe um prémio psicológico de 16 dólares no mercado, por causa da Yukos, do Iraque e da Venezuela; se este prémio desaparecer, o preço do crude pode fixar-se em 30 dólares por barril no próximo ano", afirmou Purnomo Yusgiantoro, na capital da Indonésia, à agência Bloomberg.

O preço do petróleo fechou na sexta-feira acima dos 46 dólares em Nova Iorque, o valor mais alto desde 1983, depois de uma subida de 5,8 por cento durante a semana, sustentada em parte pela aproximação do referendo ao presidente Hugo Chávez na Venezuela.

"Esperamos que o referendo, qualquer que seja o resultado, não interfira no preço do crude", afirmou hoje o presidente da OPEP. No ano passado, uma greve de opositores do presidente Chávez causou a interrupção das exportações de petróleo da Venezuela, o quinto maior produtor mundial.

Os confrontos no Iraque já obrigaram ao encerramento do principal oleoduto do sul do país, o que também contribui para a instabilidade e subida dos preços. Analistas de mercado consultados pela agência Bloomberg apontam para a continuação da subida do preço do petróleo na próxima semana.

Sugerir correcção
Comentar