Atenas 2004: Dia histórico para a vela nacional
Após duas regatas, João Rodrigues ocupa a segunda posição na classe Mistral, com cinco pontos, tantos como o primeiro classificado, o polaco Prezemyslaw Miarczynski. O velejador madeirense, que terminou as duas regatas em terceiro e quarto lugares, está, para já, à frente do grego Nikolaos Kaklamanakis, o homem que na sexta-feira teve a honra de atear a Pira Olímpica e que é apontado como um dos grandes favoritos à vitória os mesmos pontos do primeiro.
Gustavo Lima também não vai esquecer o dia em que ganhou a sua primeira regata olímpica, logo na estreia da competitiva classe Laser, na qual mede forças com o homem que lhe roubou o título mundial, o brasileiro Robert Scheidt. A segunda regata correu pior ao velejador português, que terminou no 15º lugar, baixando para o quinto posto da geral, com 16 pontos. "Foi óptimo. Virei mais uma página da minha carreira e ganhei a primeira regata olímpica. Estou muito feliz. Um quinto lugar no primeiro dia é muito motivante", afirmou, em declarações à Lusa.
Também Joana Pratas tem razões para sorrir, depois de ter sido a segunda classificada na primeira das duas regatas do dia, a 11 segundos da norueguesa Siren Sundby. Na segunda regata do dia, a portuguesa viria a fraquejar, acabando o percurso em 25º lugar, o que a remeteu para o 12º posto da classificação geral.
Apenas a prestação da dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes, na classe 470, ensombrou a presença da vela nacional, com os velejadores a terminarem o dia na 21ª posição da geral, já sem hipóteses de chegar ao pódio.