Cimpor quer comprar cimenteira na Argentina
Segundo o semanário, a empresa do grupo Teixeira Duarte terá de enfrentar a concorrência das brasileiras Votorantim e Camargo Corrêa, da mexicana Cemex, e ainda da Lafarge, o maior grupo mundial de materiais de construção, e accionista da Cimpor.
A Loma Negra detém cerca de metade do mercado de cimentos argentino, e uma dívida avaliada em 320 milhões de dólares (258,6 milhões de euros).
Em Julho, a Cimpor confirmou oficialmente estar a estudar a aquisição de uma empresa na Índia, um dos mercados mundiais com maiores índices de crescimento. A cimenteira encomendou um estudo sobre potenciais alvos de aquisição ou parcerias às consultoras HSBC Securities e KPMG.
Entre os alvos poderão estar as empresas Birla Corp, Mangalam Cements e duas cimenteiras do grupo Mehta, a Saurashtra Cement e Gujarat Sidhee Cement. A Cimpor é considerada actualmente a décima maior cimenteira do mundo, com uma capacidade instalada próxima de 22 milhões de toneladas.
O grupo, que tem em Portugal o seu maior mercado, actua em Espanha, Marrocos, Tunísia, Brasil, Egipto e África do Sul.