Kenteris e Thanou sofrem acidente depois de faltarem a controlo "antidoping"
O acidente ocorreu em Glyfada, a cerca de 30 quilómetros da aldeia olímpica para onde se dirigiam. Segundo o ministério, os exames realizados a Kenteris mostraram que o atleta, campeão olímpico dos 200 metros em Sydney, sofreu uma lesão na cabeça, uma contusão numa vértebra cervical, contusões nos joelhos e escoriações na perna direita". Thanou, por seu lado, sofreu "contusões no abdómen, na coxa direita e nos adutores da perna direita". De acordo com o ministério, será divulgado outro boletim clínico ao princípio da tarde.
Segundo o presidente da federação grega de atletismo, Vasilis Sevastis, os dois atletas poderão não participar nos Jogos devido ao acidente. Na quinta-feira, um elemento da comissão de "doping" do COI apresentou-se na aldeia olímpica para efectuar análises a Kenteris e a Thanou, mas não os encontrou. O chefe da missão grega, John Papadogiannakis, a quem aquele elemento deixou notificações para os dois atletas, também não os conseguiu localizar. O chefe da missão informou depois o responsável pela equipa grega de atletismo, Giannis Stamatopoulos, o qual explicou que os dois atletas tinham ido às suas casas buscar artigos pessoais.
Kanteris e Thanou faziam parte de um grupo de meia centena de desportistas que deveriam submeter-se ao controlo “antidoping" na quinta-feira, véspera da inauguração dos Jogos Olímpicos. O presidente do Comité Olímpico Internacional, o belga Jacques Rogge, formou uma comissão disciplinar para investigar "a natureza e as circunstâncias da alegada violação das regras ‘antidoping' cometida pelos dois atletas gregos".
A comissão deve ouvir hoje os dois atletas e apresentar um relatório à comissão executiva do COI, a qual se pronunciará, provavelmente ainda hoje, sobre o caso, segundo esclareceu uma porta- voz do COI, Giselle Davies.