Atenas 2004: Primeiras medalhas são entregues já amanhã

Foto
A cerimónia de abertura está, neste momento, a decorrer Arne Dedert/EPA/DPA

Além de dar a conhecer os primeiros medalhados dos Jogos, a prova de carabina a 10 metros, marcada para as 07h00 em Lisboa (duas horas mais em Atenas), assinala o arranque da modalidade de tiro, que amanhã vai contar com a participação dos portugueses Custódio Ezequiel (fosso olímpico) e João Costa (pistola de ar comprimido a 10 metros).

Outra modalidade que vai atribuir medalhas amanhã é o ciclismo, quando terminar a prova masculina de estrada, que tem início marcado para as 10h45, com quatro corredores portugueses à partida: Sérgio Paulinho, Cândido Barbosa, Nuno Ribeiro e Gonçalo Amorim.

Ao início da manhã arranca a jornada de remo, com as séries de skiff, dois sem timoneiro e double scull masculinos e femininos, assim como quatro sem timoneiro masculinos, que serão disputadas no centro olímpico de remo e canoagem de Schinias, entre as 06h30 e as 09h50.

No ginásio olímpico de Goudi, das 07h30 às 12h00, disputam-se os 32-avos-de-final de singulares de badminton, masculinos e femininos, cuja hora de início coincide com o arranque das provas de natação, que se prolongam até ao final da tarde, no centro olímpico aquático.

O programa feminino será composto pelas séries de 100 metros mariposa, 400 metros estilos e 4x400 metros livres de manhã, e à tarde realizam-se as meias-finais de 100 metros mariposa e as finais das outras duas distâncias.

Os homens disputam de manhã as séries de 400 metros estilos, 400 metros livres e 100 metros bruços, prova que contará com a participação do português José Couto, enquanto a tarde está reservada para as meias-finais 100 metros bruços e as finais das distâncias de 400.

O norte-americano Michael Phelps enfrenta amanhã o seu primeiro teste para repetir a proeza do compatriota Michael Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro em Munique 1972, mas terá de enfrentar a forte concorrência do australiano Ian Thorpe e do também norte-americano Ian Crocker.

Ainda no centro olímpico aquático, mas ao final da tarde, disputam-se duas provas de saltos para a água: prancha de três metros sincronizada feminina (19h00) e de alto voo sincronizado masculina (20h15).

Durante todo o dia disputam-se também as rondas preliminares de voleibol de praia feminino e masculino, que marcam a estreia de Miguel Maia e João Brenha, cujo embate com uma dupla argentina está marcado para as 15h30.

No torneio masculino de futebol, a partir das 18h30, disputam-se os encontros da segunda jornada dos Grupos A e C: Coreia do Sul-México e Grécia-Mali (A); Sérvia/Montenegro-Austrália e Argentina Tunísia (C).

Japão-Nigéria (Grupo E), Grécia-Austrália e Estados Unidos-Brasil (Grupo G) e China-México (Grupo F) são os jogos do torneio feminino, com pontapé de saída marcado para as 16h00.

No basquetebol, o dia está reservado para os encontros dos Grupos A e B do torneio feminino, que serão disputados entre as 07h00 e as 20h15, com os principais embates a colocarem frente-a-frente o campeão olímpico Estados Unidos e a Nova Zelândia (Gr. B), Japão e Brasil (Gr. A) e Grécia Rússia (Gr. A).

Também entre as 07h30 e as 19h30 realizam-se os jogos dos Grupos A e B do torneio de andebol masculino: o Espanha-Coreia do Sul (Gr. A), o Alemanha-Grécia (Gr. B) e o França- Brasil (Gr. B).

O programa de amanhã inclui ainda as modalidades colectivas de voleibol - que terá como aliciantes os confrontos entre a campeã olímpica Cuba e Alemanha e entre China e Estados Unidos - e de hóquei em campo, ambas com os jogos relativos aos Grupos A e B, assim como de softbol.

No pugilismo, realizam-se as qualificações das categorias de -75 e -81 kg, enquanto no judo disputam-se na integra as categorias de - 48 kg femininos e -60kg masculinos.

O programa de Esgrima está inteiramente reservado para a prova masculina de sabre, cuja final se disputa às 17h40, 20 minutos antes do início da final feminina de halterofilismo na categoria -48 kg.

O Ginásio Olímpico de OAKA vai ser o palco das qualificações masculinas de ginástica artística, que se realizam às 10h30, 14h30 e 18h30, com o português Felipe Bezugo a participar na primeira.

A participação lusa vai também ter representantes na vela, com Álvaro Marinho e Miguel Nunes a entrarem em acção na classe 470, que compõe o programa de amanhã, juntamente com a regata feminina da mesma classe e as de finn e yngling.

O Ténis de Mesa é outra das 20 modalidades previstas para amanhã, com as primeiras rondas de singulares e pares masculinos e femininos, entre as 09h00 e as 16h00.

Sugerir correcção
Comentar