FC Porto empata com Panathinaikos (1-1) na apresentação aos sócios
Sem ideias e ritmo competitivo, com lacunas de ligação entre os sectores e ausência de um "patrão" que dê lucidez ao jogo, o bicampeão português deixou uma pálida imagem do seu valor, mesmo tendo em conta que passou a pré-época a apostar num esquema (defendido pelo dispensado Luigi del Neri) e esta noite ter jogado noutro.
O campeão grego foi, no entanto, um adversário muito defensivo e macio, que assim ajudou a disfarçar as várias lacunas dos "dragões", que revelaram ter muita matéria prima de qualidade, mas a precisar de ser trabalhada e enquadrada num sistema táctico que se aplique às suas características.
Diego e Hugo Leal estrearam-se de azul e branco - entre os reforços só o português e o grego Seitaridis foram titulares - num desafio monótono e pouco interessante para os mais de 36 mil espectadores nas bancadas.
O Panathinaikos inaugurou o marcador numa das poucas vezes que subiu à área portista: Basinas marcou um livre na direita, a defesa "azul e branca" não conseguiu aliviar e Gonzalez, na pequena área, atirou para o fundo das redes.
O FC Porto não revelava capacidade de reacção e só de bola parada incomodou, num livre directo de McCarthy que Chalkias desviou para canto. O sul-africano esteve melhor em cima do intervalo quando, em lance de insistência individual, atirou a contar.
Sete mexidas ao intervalo - com a particularidade do defesa esquerdo Areias (ex-Beira-Mar) ter sido testado a central, uma vez que para a Supertaça com o Benfica, a 20 de Agosto, o FC Porto só tem Pedro Emanuel disponível - tiraram alguma da pouca qualidade que o jogo tinha revelado, mas mesmo assim foram os "dragões" quem mais procurou o golo.
Ficha de jogoAo intervalo: 1-1
Marcadores: 0-1, Gonzalez, 27 minutos.
1-1, McCarthy, 45.
Equipas:- FC Porto: Vítor Baía, Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Hugo Leal, Carlos Alberto, Derlei e McCarthy.
Jogaram ainda Nuno, Rossato, Areias, Pepe, Diego, César Peixoto, Quaresma, Jankauskas e Marco Ferreira.
- Panathinaikos: Chalkias, Morris, Goumas, Kyrgiakos, Munch, Basinas, Mitu, Andric, Gonzalez, Konstantinou e Konstantinidis.Jogaram ainda Galinovic, Henriksen, Epalle, Skacel, Kotsios, Bykowski e Demba.
Árbitro: Paulo Paraty (Porto).Acção disciplinar: cartão amarelo a Basinas (45 m), Quaresma (73) e Konstantinou (75).
Assistência: 36.177 espectadores.