Liga dos Campeões: Benfica vence Anderlecht por 1-0
O único golo do jogo foi marcado pelo médio internacional esloveno Zlatko Zahovic, logo aos 12 minutos, através de um remate efectuado à entrada da área do campeão belga de futebol.
Este foi o primeiro jogo oficial do Benfica na época que agora começa (2004/2005), assim como o encontro da estreia oficial do treinador italiano Giovanni Trapattoni no banco dos "encarnados".
Esta noite, o mérito da acção ofensiva do Benfica resumiu-se quase em exclusivo à qualidade do golo do médio esloveno, com o conjunto liderado por Trapattoni a acusar falta de ritmo e de inspiração por parte de alguns jogadores mais influentes.
O clube da Luz alinhou com o "onze" prometido por Trapattoni, no qual se destacavam as estreias dos reforços Yannick, na baliza, Dos Santos, no lado esquerdo da defesa, e do médio Paulo Almeida.
Privado de Nuno Gomes, Geovanni, Mantorras e Luisão (lesionados), além do guarda-redes Moreira (na selecção olímpica de Portugal), Trapattoni "incrustou" Sokota na defesa belga, com o croata a funcionar como referência atacante para os extremos Simão e João Pereira e o "estratego" Zahovic.
Após seis anos de ausência da mais importante competição continental de clubes, cuja última presença remonta à temporada de 1998/1999, o Benfica depara-se com uma boa oportunidade para regressar ao convívio dos "grandes" da Europa, numa prova ganha pelo FC Porto na época transacta.
Os vice-campeões portugueses deslocam-se ao Estádio Constant vanden Stock, em Bruxelas, recinto do Anderlecht, no próximo dia 24, para disputarem a partida da segunda mão. O vencedor da eliminatória vai ter acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Para já, o Benfica já fez melhor do que na época passada, quando perdeu os dois jogos frente aos italianos da Lázio de Roma (por 3-1 e 1-0), nesta fase da Liga dos Campeões.
Ficha de jogo- Ao intervalo: 1-0
- Marcador:1-0, Zahovic, 12 minutos.
- Equipas:
- Benfica: Yannick, Miguel, Argel, Ricardo Rocha, Dos Santos, Petit, Paulo Almeida, Zahovic (Bruno Aguiar, 60), João Pereira, Simão, Sokota (Karadas, 72).(Suplentes: Quim, Fyssas, Amoreirinha, Bruno Aguiar, Everson, Manuel Fernandes, Karadas).
- Anderlecht: Zitka, Zewlakow (Vanden Borre, 83), Traore, Kompany, Deschacht, Baseggio, Hasi, Lovre, Wilhelmsson, Mpenza (Iachtchouk, 77), Aruna.(Suplentes: Peersman, Jestrovic, Zetterberg, Iachtchouk, Ngalula, De Man, Vanden Borre).
- Árbitro: Peter Frojdfeldt (Suécia).- Acção disciplinar: cartão amarelo para Argel (02 minutos), Hasi (16), Baseggio (25), Miguel (61), Deschacht (87).
- Assistência: 55 mil espectadores.
Liga dos Campeões: 1ª mão da 3ª pré-eliminatória
- Hoje:
BENFICA, POR - Anderlecht, Bel - 1-0Juventus, Ita - Djurgardens, Sue - 2-2
CSKA Moscovo, Rus - Glasgow Rangers, Esc - 2-1
Dínamo Kiev, Ucr - Trabzonspor, Tur - 1-2
PAOK Salónica, Gre - Maccabi Telavive, Isr - 1-2
Graz AK, Aut - Liverpool, Ing - 0-2
- Amanhã (horas de Lisboa):
Shakhtar Donetsk, Ucr - Club Brugge, Bel - 18h00Ferencvaros, Hun - Sparta Praga, Che - 19h00
Gorica, Slo - AS Mónaco, Fra - 19h15
Estrela Vermelha, Sem - PSV Eindhoven, Hol - 19h30
Bayer Leverkusen, Ale - Banik Ostrava, Che - 19h30
Rosenborg, Nor - Maccabi Haifa, Isr - 19h45
Dínamo Bucareste, Rom - Manchester United, Ing - 19h45
Basileia, Suí - Inter de Milão, Ita - 19h45
Shelbourne, Irn - Deportivo da Corunha, Esp - 19h45
Wisla Cracovia, Pol - Real Madrid, Esp - 19h45
- Os jogos da segunda mão disputam-se a 24 e 25 de Agosto.