COI expulsa indonésio Mohamad "Bob" Hasan

Foto
Jacques Rogge pediu aos seus colegas "tolerência zero" para a violação das normas éticas e "doping" Kay Nietfeld/EPA

A medida, proposta pela Comissão Executiva do COI à Assembleia Olímpica, contou com 101 votos a favor, três contra e seis abstenções, tornando Bob Hasan no 19º membro da história do COI a receber ordem de expulsão.

Esta é a primeira expulsão desde 1999, ano em que foram expulsos seis membros por alegado envolvimento em jogos de favorecimento à candidatura de Salt Lake City aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.

O Comité Olímpico Internacional passa agora a ser constituído por 123 membros, ainda que dois deles - o búlgaro Ivan Slavkov e o sul-coreano Un Young - se encontrem suspensos.

A expulsão de Hasan ocorreu poucos minutos depois de o presidente do COI, o belga Jacques Rogge, ter pedido aos seus colegas "tolerência zero" para a violação das normas éticas e "doping".

O dirigente indonésio, suspenso no Comité Olímpico Internacional desde Maio de 2001, e que foi parceiro de negócios do ex-presidente indonésio Suharto, foi condenado no seu país a seis anos de prisão por envolvimento num esquema de corrupção.

A expulsão de Hasan surge poucos dias depois de o COI ter decidido suspender o búlgaro Ivan Slavkov, por alegado envolvimento num esquema de compra de votos para a escolha da cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2012.

Slavkov foi filmado pela BBC, com uma câmara oculta, a discutir como podem ser comprados os votos dos membros do COI.