Benfica disputa com o Anderlecht um lugar na Liga dos Campeões
O técnico italiano não se alongou em explicações em relação às suas escolhas. Apenas em relação ao guarda-redes Trapattoni justificou a sua opção, alegando que o francês tem "um pouco mais de experiência" do que o internacional português. O que não deixa de ser estranho. Deixou também no ar a intenção de ter algumas armas no banco de suplentes se tiver que recorrer a elas durante o jogo, numa espécie de explicação para a não titularidade de Fyssas.
Apesar da importância que a partida assume para o Benfica, face aos valores que o clube pode encaixar se conseguir um lugar na Liga dos Campeões, Trapattoni não está obcecado com o jogo de hoje, apesar de acreditar nas capacidades da sua equipa. Mesmo assim, faz questão de lembrar que o campeão belga não será um adversário fácil: "É uma equipa perigosa no contra-ataque. Temos de ter concentração porque eles jogam muito rápido. É uma equipa famosa como o Benfica, com jogadores internacionais que têm experiência internacional. O futebol belga é muito elevado tacticamente e com uma capacidade mental internacional muito grande. O Anderlecht tem jogadores com muita velocidade, como o [Mbo] Mpenza e a Aruna [Dindane] e com experiência, como o [Walter] Baseggio e o [Pär] Zetterberg", alertou.
Eliminatória acaba em BruxelasTrapattoni não acredita que a eliminatória se decida na Luz e deu o mote para o sucesso: "O importante é não perder a cabeça." E mostrou estar confiante no trabalho efectuado até ao momento, cerca de um mês após a sua chegada a Lisboa: "Acredito que agora talvez possamos jogar 60 minutos a ritmo elevado. A equipa está equilibrada e neste momento os jogadores entendem-me melhor. Irão jogar com mais consciência e teremos equilíbrio no relvado."
Giovanni Trapattoni perspectivou também o que espera da temporada que agora se inicia. Realista, o italiano disse que conquistar uma das quatro competições em que o Benfica vai participar seria positivo. "Amanhã [hoje] vamos finalmente começar a jogar uma decisão muito importante. Temos três ou quatro grandes oportunidades: a Liga, jogar a Liga dos Campeões ou a Taça UEFA, a Taça de Portugal e a Supertaça. Vencer todas é impossível, mas temos de vencer uma das quatro."
Sobre o que Trapattoni não falou foi o despedimento do seu compatriota Del Neri do comando técnico do FC Porto. "Falo de coisas que conheço, de coisas que não conheço e de pessoas que não conheço não gosto de falar" e acrescentou: "O adversário é a equipa do FC Porto na Supertaça e não o Del Neri. Isso é o mais importante."
Trapattoni convocou todos os jogadores disponíveis, incluindo as últimas contratações "encarnadas" - o brasileiro Everson e o norueguês Karadas. Impossibilitados de actuar, por lesão, estão Mantorras, Nuno Gomes, Carlitos, Alcides, Geovanni e Luisão.
Árbitro:Peter Frojdfeldt (Suécia)
ConvocadosBenfica -
Yannick, Miguel, Argel, Ricardo Rocha, Dos Santos, Petit, Paulo Almeida, João Pereira, Zahovic, Simão, Sokota, Quim, Amoreirinha, Fyssas, Bruno Aguiar, Everson, Manuel Fernandes, João Vilela.
Anderlecht -Zitka, Peersman, Traore, Kompany, Deschacht, Ngalula Mbuyi, Van den Borre, Zewlakow, Deman, Lovre, Hasi, Baseggio, Wilhelmsson, Zetterberg, Mbo Mpenza, Dindane, Lachtchouk e Jestrovic.
SP-TV 20h00