Mostra de Novos Cineastas Portugueses leva cinco filmes ao Brasil
A mostra, que se prolonga por uma semana, com filmes produzidos em 2002 e 2003, leva a São Paulo cinco realizadores do cinema português desconhecidos no Brasil.
Para além de "A Selva" - uma co-produção entre Portugal, Espanha e Brasil, de 2002, que tem como fundo o início do século XX, quando um jovem português oriundo da burguesia monárquica é obrigado a emigrar para o Brasil para viver na Amazónia - e de "Maria e as Outras" - uma história de amor e amizade entre duas amigas, produzido em 2003 -, a mostra apresenta mais três longas-metragens.
Nesta iniciativa são apresentadas ainda as longas-metragens "Nha Fala", uma co-produção luso-franco-luxemburguesa, de 2002, de Flora Gomes; "Daqui p'rá Alegria", produzida por Jeanne Waltz, em 2003; e "Sem Ela", uma co-produção luso-francesa, de Anna de Palma, produzida no ano passado.
O ciclo de cinema apresenta igualmente "Dá-me Luz", de Sérgio Nogueira; "Interstícios", de Marina Estela Graça; "Clandestino", de Abi Feijó; e "A Suspeita", de José Miguel Ribeiro e Luís da Matta Almeida. São todas curtas-metragens de animação produzidas entre 1999 e 2003.
A mostra é uma realização do Espaço Unibanco de Cinema, do Instituto Camões de São Paulo, do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia de Lisboa e da Associação Cultural Babushka.