Bolsa: PSI-20 com a menor queda da Europa graças à EDP
O índice chegou a quebrar a barreira psicológica dos sete mil pontos, cotando-se nos 6.991,03 pontos durante a manhã, o que não acontecia desde o início de Fevereiro. A praça de Lisboa acompanhava a tendência das congéneres europeias, mas com perdas menores do que a maioria dos índices.
Na semana passada, as bolsas encerraram no vermelho depois de um relatório sobre o emprego ter suscitado preocupações quanto ao crescimento da economia nos EUA. As seguradoras e as companhias aéreas eram as que mais penalizavam os mercados.
As companhias de seguros caíam devido às fracas perspectivas de crescimento e as transportadoras aéreas devido à alta do preço do petróleo, que deverá obrigar a British Airways a aumentar a taxa nos bilhetes de avião relativa ao combustível, nos voos de longo curso.
O índice Euronext 100 seguia a cair 1,03 por cento, para 595,88 pontos, enquanto o DJ Stoxx 50 perdia 1,04 por cento, para 2.552,77 pontos.
A meio do dia as quedas nos principais mercados oscilavam entre os 0,37 por cento de Lisboa e os 1,71 por cento de Londres.
A impedir uma maior queda do índice na bolsa portuguesa estava a EDP, que era responsável também por um terço do volume de transacções.
A eléctrica portuguesa seguia com a maior subida da sessão, de 0,89 por cento para 2,26 euros, depois de os analistas do BPI terem considerado que o reforço da participação de duas gestoras de fundos na EDP é positivo, num momento em que a empresa prepara um aumento de capital.
Em sinal contrário e a pressionar o índice estavam as empresas do grupo PT, com a PT Multimédia a seguir com a maior queda, de 3,89 por cento para 16,32 por cento, e a casa-mãe a perder 0,89 por cento para 8,27 euros. Ainda no sector das telecomunicações, a Sonaecom também caía 1,29 por cento para 3,05 euros.
Nas restantes praças europeias, as operadoras de telecomunicações também estavam em queda, à excepção da holandesa KPN.
Na banca, o BCP perdia 0,58 por cento, enquanto o BPI e o BES deslizavam 0,36 e 0,07 por cento, respectivamente.