Encontrados mergulhadores desaparecidos no mar Vermelho
“Os 12 turistas foram encontrados e estão a ser transportados para o local de partida, na praia de Quseir”, na costa oeste do mar Vermelho, 800 quilómetros a sudeste do Cairo, afirmou um responsável da polícia local.
Segundo a mesma fonte, os mergulhadores foram localizados por um helicóptero da Força Aérea egípcia, tendo sido resgatados pouco depois por dois barcos de salvamento estacionados no porto de Sharm el-Sheik, uma estância turística a oeste de Quseir.
Em declarações à televisão britânica SkyNews, Mahmoud Elmarzoki, responsável da autoridade marítima egípcia adiantou que os 12 turistas foram encontrados a 14 milhas do local onde mergulharam, o que indicia que terão sido empurrados pelas fortes correntes que se registam na zona.
Segundo a mesma fonte, os mergulhadores encontram-se "em boa situação", apesar das horas que passaram dentro de água, devendo agora ser hospitalizados para exames médicos.
O responsável revelou que esta é a primeira vez que um grupo tão grande de mergulhadores é arrastado pelas correntes e explicou que a temperatura elevada da água terá contribuído para o desfecho feliz do incidente.
Em declarações à Lusa, Hala Lelkhatib, chefe de gabinete do ministro do Turismo do Egipto confirmou que os cinco portugueses estão de boa saúde e "decidiram continuar a sua viagem a bordo do mesmo barco".
Segundo a mesma fonte, o grupo de 12 mergulhadores esteve desaparecido entre seis e sete horas e não 24 horas como foi anteriormente noticiado.
De acordo com a agência egípcia Mena, os doze turistas – cinco portugueses, cinco britânicos e dois belgas – foram dados quando não regressaram à embarcação que os transportava após um mergulho, junto à ilha de Akhawayn. O alerta foi dado por outros dez turistas que permaneceram no barco, ancorado a algumas milhas da costa.
Nas operações de busca participaram dez embarcações e um helicóptero da Força Aérea egípcia, auxiliados por doze mergulhadores, adianta a agência egípcia.
Quseir fica a sul de Hurgada, uma popular estância turística na costa Oeste do mar Vermelho, para a qual viajam semanalmente dezenas de turistas portugueses em voos "charter".