Nova coligação governamental em Israel está mais próxima
"Concluímos em princípio as discussões políticas, mas o caminho a percorrer antes da nossa entrada no governo é ainda longa", avisou o deputado trabalhista Benjamin Ben Eliezer em declarações à rádio pública israelita. O deputado precisou que o seu partido quer ter uma palavra a dizer sobre o Orçamento estatal para 2005 antes da sua apresentação no Knesset, o parlamento israelita.
Os dois partidos terão assim chegado a acordo sobre o programa político de princípio, que o jornal israelita "Yédiot Aharonot" hoje revela. Do projecto de programa, redigido em dez pontos, consta o compromisso israelita de evacuar a Faixa de Gaza e quatro colonatos isolados no norte da Cisjordânia a partir de Março e até Dezembro do próximo ano, bem como todos os colonatos ilegais criados sem a autorização do governo desde a chegada ao poder de Sharon (em Março de 2001).
Outro tema quente no Médio Oriente, o Muro israelita na Cisjordânia, é abordado no programa. Nele, o Estado israelita compromete-se a respeitar o traçado aprovado pelo Supremo Tribunal de Israel, que garante o respeito dos direitos fundamentais dos palestinianos isolados pela "barreira de segurança".
Estes objectivos devem ser cumpridos para relançar o processo de paz na região para que se possam criar as fundações do futuro Estado palestiniano, conforme o "Roteiro" para a paz com a chancela dos Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Nações Unidas.