Kerry quer reduzir presença de tropas norte-americanas no Iraque
"Creio que, dentro de um ano, podemos reduzir significativamente o número de forças norte-americanas no Iraque: esse é o meu plano. Penso que podemos", garantiu o candidato em declarações à rádio pública NPR, que divulgou hoje uma transcrição da entrevista.
O senador Kerry, actualmente em campanha no Oeste dos Estados Unidos, espera que a sua eleição mude o elemento segurança no Iraque, o que poderá permitir, segundo ele, a partida dos soldados norte-americanos. "Penso que a nossa diplomacia pode levar um ingrediente bastante diferente ao terreno e, se não puder, então deixem-me dizer- vos uma coisa: é algo que os iraquianos querem e que as pessoas na região querem", disse.
"Creio que daqui a um ano podemos reduzir" o número de soldados norte-americanos, frisou. Questionado pela rádio sobre se esse prazo termina em Agosto de 2005, Kerry disse: "Creio absolutamente que o podemos fazer".
John Kerry explicou que o plano é transferir a formação das tropas iraquianas para outros países e fomentar períodos de treino mais rápidos, o que fará com que "os iraquianos poderão eles mesmos responsabilizar-se por uma parte mais importante da sua segurança".
O senador e candidato presidencial ressalva que é necessário começar de novo no processo: "Este presidente, de maneira lamentável, precipitou-se para a guerra sem um plano para ganhar a paz. Ele pôs os nossos aliados de lado. Perdemos credibilidade no mundo. Precisamos restaurá-la e penso que posso fazê-lo", sustentou Kerry.