PAM auxiliou em Julho um milhão de pessoas no Darfur

Foto
Mais de um milhão de pessoas terá sido obrigada a abandonar as suas casas para fugir ao conflito Bisher el Founi/AP

"Apesar das estradas tornadas impraticáveis em alguns locais pelas inundações e apesar da situação incerta em termos de segurança, o PAM conseguiu ajudar um total de 951.851 pessoas em Julho, com mais de 15 mil toneladas de alimentos distribuídas", anunciou hoje a agência da ONU.

"Desde o início da operação humanitária no Darfur, lançada a 1 de Abril, o PAM distribuiu 44 mil toneladas de alimentos a mais de um milhão de pessoas", acrescenta o comunicado divulgado hoje em Nairobi, no Quénia.

No início desta semana, o PAM utilizou, pela primeira vez, os seus aviões para largar ajuda humanitária sobre a região, onde, segundo a ONU, se regista a pior crise humanitária da actualidade.

A agência adianta ainda que até o momento recebeu apenas um terço das contribuições necessárias para financiar as suas operações na região, ou seja pouco mais de 65 milhões de euros dos 162 milhões pedidos à comunidade internacional.

O Darfur, uma região com uma áerea semelhante à França e com cerca de 3,5 milhões de habitantes, é palco de uma guerra civil que opõe movimentos rebeldes das etnias africanas a milícias árabes pró-governamentais. Cerca de 1,2 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e mais de 30 mil perderam a vida nos confrontos.

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU deu ao Sudão o prazo de um mês para desmantelar as milícias árabes "janjawid", ameaçando Cartum com sanções e que poderão passar pelo envio de tropas estrangeiras para o país — uma decisão que enfureceu as autoridades sudanesas e a população muçulmana, maioritária no Norte do país.

Sugerir correcção
Comentar