Pinto Barbosa é o novo presidente do conselho de administração da TAP

Foto
Saída de Cardoso e Cunha (à dta.) da TAP põe fim a um "braço-de-ferro" com o administrador-delegado Fernando Pinto Manuel de Almeida/Lusa

A TSF avançava esta tarde que Faria de Oliveira, antigo administrador da TAP e ex-ministro do Comércio e Turismo de Cavaco Silva, podia vir a ocupar o lugar deixado pelo antigo comissário da Expo 98. Porém, um comunicado conjunto da presidência do Conselho de Ministros e do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações confirmou que Manuel Pinto Barbosa será o sucessor de Cardoso e Cunha.

Manuel Pinto Barbosa é actualmente administrador não-executivo da Portugal Telecom Internacional. Professor catedrático de Economia na Universidade Nova de Lisboa, com a especialidade de Economia Internacional, nasceu em 1944 e é doutorado em Economia pela Universidade de Yale. Foi vice-reitor e reitor da Universidade Nova de Lisboa e administrador não-executivo da Portucel.

O nome de Manuel Pinto Barbosa é avançado depois da saída de Cardoso e Cunha da TAP, anunciada ontem pelo Governo. A demissão põe fim a um "braço-de-ferro" com o administrador-delegado Fernando Pinto que dura praticamente desde que o ex-comissário europeu foi nomeado para presidente da companhia, há quase dois anos.

Além de Cardoso e Cunha, abandonam o conselho de administração Fernando Santos e António Pinto, não se sabendo o destino de Jorge Sobral, outro elemento daquele órgão da companhia, escolhido em Julho de 2003 para substituir Faria de Oliveira, que renunciou ao cargo de administrador da TAP.

Por sua vez, o administrador-delegado da TAP, o brasileiro Fernando Pinto, deverá manter-se na companhia até ao final do seu mandato, que termina a 31 de Dezembro deste ano, segundo apurou a Lusa.

Sugerir correcção
Comentar