Volta a Portugal: favoritos atacam hoje amarela na Torre
Com 40 segundos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, o espanhol David Bernabéu (Milaneza-Mais), e 50 em relação a Nuno Ribeiro (LA-Pecol), terceiro classificado e vencedor de 2003, Elias tem de defender o comando na subida à Torre, contagem de montanha de da categoria especial.
Os 18,4 quilómetros finais, feitos a partir de Manteigas e até ao ponto mais alto de Portugal continental (1990 metros), com uma inclinação média de 6,3 por cento, vão muito provavelmente provocar diferenças na hierarquia.
Além disso, a etapa conta ainda com uma ascensão de primeira categoria, também em plena Serra da Estrela, na Lagoa Comprida (1380 metros). A partir de São Romão, será uma escalada de 10,9 quilómetros, com inclinação média de 6,9 por cento, que fará uma primeira selecção, seguida de passagem por Sabugueiro e da vertiginosa descida para Manteigas, antes do ataque ao coração do maciço.
Tendo três homens cada entre os sete primeiros da geral, a Milaneza-Maia, com Bernabéu (2º), Rui Lavarinhas (4º) e Txema del Olmo (6º), e a LA-Pecol, com Ribeiro (3º), David Arroyo (5º) e Sérgio Paulinho (7º), prometem dominar a corrida. Com o aliciante suplementar de haver apenas um minuto a separar Bernabéu de Paulinho.
Com partida às 13h00 e chegada prevista para cerca das 16h45, a etapa oferece ainda duas contagens de montanha de terceira categoria no alto do Teixeira (km 41) e em Loriga (km 64,2) e três metas volantes em Unhais da Serra (km 22,5), Sabugeiro (km 91,3) e Manteigas (km 122,4).