"O principal objectivo da exposição é a divulgação do trabalho desenvolvido pela WWF nos últimos 40 anos em mais de cem países", disse à Lusa Eduardo Gonçalves, responsável da WWF.
Depois de ter passado em Maio pelo Fórum Picoas, a exposição internacional intitulada "One Planet - Um Planeta Único" vai estar agora aberta ao público em Sesimbra, com um conjunto de fotografias do mundo animal.
A WWF tem desenvolvido um programa de sensibilização com o objectivo de alertar para as alterações climatéricas, o desaparecimento das florestas, a escassez de água potável, os excessos da indústria pesqueira, as ameaças às espécies e a poluição química.
Por isso, "a exposição é também um alerta para a destruição dos recursos naturais, da degradação das espécies e de tudo aquilo de que a humanidade depende e necessita para a sua sobrevivência e raramente se apercebe", salientou Eduardo Gonçalves.
A exposição pretende chamar a atenção com as 50 fotografias e alguns vídeos com curtos blocos de imagens para a beleza de várias espécies vegetais e animais em vias de extinção.
A WWF nasceu na Suíça, em 1961, pela mão de um grupo de cientistas, preocupados com a degradação do ambiente, que criaram a primeira de uma rede mundial de organizações de protecção da natureza.
Inicialmente, a WWF tinha como objectivo fundamental a defesa e protecção das florestas e dos animais em vias de extinção, mas foi alargando o seu âmbito de intervenção, actuando em áreas problemáticas como a poluição dos solos, atmosfera e águas.
A organização não-governamental expandiu-se no início para a Grã-Bretanha e Estados Unidos da América, na sequência do crescimento da necessidade de ter um alcance o mais abrangente possível, alargando-se depois a quase todo o mundo.
A busca constante de novas formas de utilização sustentável dos recursos naturais do planeta tem sido uma das principais preocupações desta organização que, desde a sua criação, já investiu em mais de 13 mil projectos em 157 países.
Actualmente, a actuação da organização conta com cerca de 350 milhões de euros anuais de investimento em projectos de preservação do ambiente em geral.
A exposição internacional da WWF em Sesimbra, no âmbito do Festival Zimbrasil, vai estar aberta ao público entre 7 de 14 de Agosto e pode ser visitada das 15h00 às 22h00.