Berlusconi volta a apresentar-se às eleições de 2006
"Não necessitamos de umas primárias para eleger o candidato. É inútil. Ninguém duvide que o candidato à eleições de 2006 serei eu, o doutor Silvio Berlusconi", manifestou o líder populista à imprensa, comentando a proposta feita por Romano Prodi no sentido de se eleger um líder de centro-esquerda que aspire à liderança do governo italiano.
Berlusconi disse ainda que as relações entre os quatro partidos que formam a coligação do Governo são boas e que a "confusão" já passou, "uma vez que todos os partidos são responsáveis pelas importantes eleições que nos esperam".
A coligação governamental está formada pelo partido de Berlusconi, Forza Italia; pela Alianza Nacional, Liga Norte e pelo partido democrata-cristão UDC.
A fim de melhor enfrentar a reeleição nas próximas eleições, Berlusconi tem previsto remodelar o Governo já no próximo Outono, segundo anunciaram fontes da coligação, após a saída do actual ministro para as Políticas Comunitárias, Rocco Buttiglione, a fim de integrar os trabalhos da Comissão Europeia.
Berlusconi afirmou estar convencido que chegará a um acordo com a Liga do Norte até ao final do Verão acerca das reformas institucionais de tipo federal que julga necessárias e que estas serão aprovadas nos próximos meses.